quarta-feira, setembro 14

CPRM e ANA realizam curso internacional em medição de Descarga Líquida em Grandes Rios


Alunos receberam diploma de conclusão do curso

Pesquisadores, engenheiros e técnicos em hidrologia de diversos países da América do Sul participaram do 15º Curso Internacional em Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios.  As aulas iniciadas em 25 de agosto foram ministradas em um barco que navegou pelo rio Solimões, entre Manaus e Manacapuru. O local escolhido para realizar as medições tem cerca de 3 km de distância de uma margem a outra e volume d’água ideal para o estudo.


Realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), o objetivo do curso é capacitar profissionais da área de recursos hídricos do Brasil e demais países integrantes da América do Sul, principalmente da Bacia Amazônica, para atualização e difusão dos métodos de medição e cálculo de descarga líquida. A capacitação também fortalece a parceria das duas instituições no monitoramento da Rede Hidrometeorológica.

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Stênio Pretovich, esteve em Manaus acompanhando o treinamento. Ele acredita que estudar a Amazônia com o olhar hídrico e hidrológico é uma obrigação do governo e a CPRM tem feito seu papel institucional em parceria com a ANA.

A primeira etapa do curso foi em Manaus, na sede da CPRM, com dois dias de aulas teóricas para nivelar o conhecimento dos alunos. Na segunda etapa, foram seis dias de aulas práticas com manuseio de equipamentos e acompanhamento de três técnicas diferentes de aferição: barco ancorado, barco em movimento e Medidor de Vazão Acústico (ADCP).

“Se o Brasil tem os maiores rios do mundo, os nossos engenheiros e técnicos têm de dominar essas técnicas de medição”, avaliou Valdemar Guimarães, superintendente da Rede Hidrometeorológica da ANA.