quinta-feira, setembro 15

Fórum debate gestão e utilização de resíduos e rejeitos da mineração

Na abertura foi feito um relato sobre o primeiro Fórum Minas e Mineração no Século XXI

Para conhecer as propostas e ações do Projeto Nova Mineração, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), uma equipe do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), participou, nesta quarta-feira, 14/09, do II Fórum Minas e Mineração no Século XXI.

Promovido pela Fapemig e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), o encontro foi realizado no auditório do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O II Fórum abordou “os avanços na gestão e utilização de resíduos e rejeitos”. O evento foi direcionado a instituições governamentais, empresas, pesquisadores e comunidades, envolvidas com a busca para a solução para a destinação de rejeitos e resíduos da atividade mineradora.

Na abertura, os organizadores apresentaram um relato sobre o primeiro evento do Fórum Minas e Mineração no Século XXI, destacando que o fórum é parte de uma série de seminários e workshops, na busca pelo desenvolvimento do setor mineral com base na sustentabilidade.

Representantes da CPRM acompanham
as palestras durante o evento
Após a abertura os participantes acompanharam as seguintes palestras: Waste generation: reduce, reuse and recycle and the role of collaboration, apresentada pelo diretor da empresa australiana, Amira Internacional, Joe Cucuzza; Painel 1 - Práticas de referência em resíduos e rejeitos; Painel 2: Visões e contribuições de potenciais segmentos consumidores; ; Painel 3: Caminhos futuros: metas e estratégias para os Grupos de Trabalho da Plataforma R³ Mineral.

Entre as novidades, destaque para a apresentação da Plataforma R3 Mineral, um grupo de trabalho que reúne pesquisadores, entidades de classe, mineradoras e empresas com potencial para reutilizar os rejeitos minerais, por meio de utilização em larga escala, em vários ramos da economia.

Pela CPRM participaram do II Fórum o assessor da Presidência, Ricardo Gotelip; o superintendente de Belo Horizonte, Paulo César de Souza; o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Márcio Silva; o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Rodrigo Tavares; o gerente de Administração e Finanças, José Divino Ramos; e a coordenadora do Laboratório da Rede Lamin-CPRM de Belo Horizonte, Magda Cristina Pinto.