quarta-feira, setembro 21

CPRM discute parceria para realizar zoneamento ecológico e econômico de Roraima

Secretário Alexandre Henklain e diretor Antônio Bacelar, em Brasília 

O diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar, recebeu, nesta terça-feira (20/9), na sede da CPRM em Brasília, o secretário de Planejamento do Estado de Roraima, Alexandre Henklain.  Durante o encontro eles trataram da parceria entre a CPRM e governo de Roraima para elaboração do zoneamento ecológico e econômico e planos diretores para mineração e recursos hídricos do Estado.


De acordo com Henklain o zoneamento ecológico e econômico é um instrumento fundamental para o planejamento e ordenamento territorial do Estado. “Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde o ano passado e a CPRM é uma importante parceria para que possamos elaborar os relatórios temáticos de geologia, geomorfologia e hidrologia, além de nos dar um suporte em relação a estudos de cenários”, explica o secretário. 

Henklain destaca ainda que a visita busca tratar também de outras parcerias estratégicas, que segundo ele, é relevante para o desenvolvimento sustentável do Estado, como por exemplo, a elaboração do plano diretor de gestão dos recursos hídricos e um diagnóstico do setor mineral. “A CPRM é especialista nesses temas e estamos apresentando uma proposta para que ela possa, ao longo de 2017, realizar esses dois importantes estudos”, destaca.
O diretor Antônio Carlos Bacelar agradeceu a visita do secretário e afirmou que a empresa tem interesse e disposição em prestar auxílio necessário para que Roraima possa concluir os estudos de zoneamento ecológico e econômico e os planos diretores de gestão dos recursos hídricos e de mineração.

Bacelar explica que já existe acordo de cooperação técnica vigente entre a CPRM e o Estado de Roraima que permite atendimento às demandas apresentadas pelo secretário. “Vamos debater o assunto com o nosso presidente Eduardo Ledsham.  Tenho certeza que ele dará o apoio necessário para execução desses trabalhos”, disse o diretor.