sexta-feira, agosto 26

Sistema de Alerta da Bacia do Rio Caí é divulgado na cidade de Montenegro - RS

Marcia Pedrollo, Amorete Tavares, Emanuel Duarte
 e Joana (coordenadora do evento)

No dia 20 de agosto, na cidade de Montenegro - RS, no Vale do Caí, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), representado pelos engenheiros hidrólogos, Márcia Pedrollo e Emanuel Duarte, da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), participou do evento “Rota Laranja dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Montenegro”, cuja meta é gerar melhorias na qualidade de vida das pessoas e do planeta.


Os ODS compõem 17 objetivos estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a cúpula das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20. Os 17 ODS têm como meta orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). 

Em Montenegro, os ODS estão sendo representados em 17 pontos espalhados pela região central da cidade. O evento foi realizado visando divulgar as ações desenvolvidas no município na busca destes objetivos.

Pesquisadores da CPRM montaram painéis sobre
Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Caí
A CPRM participou com a divulgação do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Caí. Na ocasião, Márcia Pedrollo e Emanuel Duarte explicaram ao público local como o sistema coleta e disponibiliza os dados e demonstraram como funcionam alguns equipamentos, entre eles o pluviômetro digital e o sensor de nível. Durante a apresentação, o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Amorete Tavares, esclareceu dúvidas sobre a régua de medição instalada pela CPRM no Rio Caí.


Também esteve presente a analista em geociências, Alessandra Rahel, responsável pela comunicação da Sureg-PA. Rahel destacou a importância da aproximação da CPRM com a população da cidade: “Essa aproximação é fundamental para manter o público local informado sobre o sistema de alertas, uma vez que a população é diretamente afetada pelas cheias do Rio Caí”, disse.