quinta-feira, agosto 11

Sureg-RE investiga a evolução tectônica do Terreno Alto Moxotó

Equipe de trabalho em atividade de campo 
A equipe do projeto Novas Fronteiras - Alto Moxotó realizou, no mês de julho, um trabalho de campo em colaboração com o professor Lauro Santos, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Santos desenvolve estudos isotópicos e petrológicos na área do projeto.

O objetivo do trabalho foi investigar em detalhe as principais associações litológicas do Terreno Alto Moxotó, que representa uma região chave para o entendimento da Província Borborema (NE do Brasil). O Projeto Alto Moxotó engloba 08 folhas na escala de 1:100.000 sendo 03 inéditas, cobrindo uma área de aproximadamente 24.000 km2.

Durante a atividade, além de uma apresentação dos dados e discussões, foram visitados afloramentos importantes envolvendo rochas paleoproterozoicas bem conhecidos do ponto de vista petrográfico, geoquímico e isotópico, principalmente na região de Sumé e Cabaceiras-PB, com a finalidade de definir um modelo preliminar para a evolução da região.

Esta etapa de campo contou com a participação dos geólogos Vladimir Medeiros, coordenador executivo do Departamento de Geologia da CPRM, Geysson Lages, supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-RE, Roberta Brasilino, líder de projeto, Débora Ferrer, Saulo Oliveira, Joaquim das Virgens, Felipe Lima e Bruno Ludovico e do professor Lauro Santos.


Futuras etapas de campo em cooperação estão programadas, bem como análises laboratoriais refinadas, que contribuirão significativamente com o projeto.