quinta-feira, agosto 11

Estudo de geólogo da CPRM é publicado em revista científica internacional

Cumulados de clinopiroxênios e olivinas completamente serpentinizadas com preenchimento intercumulático de ilmenita + Vanádio-magnetitas, Mina Serrote das Pedras Pretas 

O artigo “Os Complexos máfico-ultramáficos de Floresta e Bodocó, oeste da Província Borborema: Considerações geoquímicas e isotópicas para a evolução de um ambiente de arco neoproterozóico e mineralizações de Ti hospedadas em rochas retro-eclogíticas”, do pesquisador em Geociências Geysson Lages e do professor Elton Dantas, foi publicado na revista científica Precambrian Research, em Julho de 2016.

O artigo apresenta um estudo integrado de química mineral, geocronologia U-Pb e Sm-Nd, geoquímica de rocha-total e isotópica em dois complexos máfico-ultramáficos mineralizados em Fe-Ti-V da Província Borborema.


Os dados obtidos sugerem um modelo em que as rochas máfica-ultramáficas são semelhantes àquelas formadas em ambiente de arco preservadas em uma zona ofiolítica de supra-subducção e posteriormente foram metamorfisadas sob condições de fácies eclogito. Os novos resultados são relevantes para o entendimento da gênese de eclogitos neoproterozoicos associados à mineralizações de Fe-Ti, bem como em estudos sobre a reconstrução de supercontinentes. 

O modelo proposto está sendo aplicado e validado na área do Projeto Novas Fronteiras – Alto Moxotó,  já que as novas ocorrências de assembleias máfica-ultramáficas portando mineralizações ferrotitanados encontradas no âmbito deste projeto estão todas inseridas ao longo de um cinturão linear supostamente formando uma zona de sutura.

Geysson Lages ingressou na CPRM em 2007 e é mestre em Geologia pela Universidade de Brasília. Precambrian Research é uma revista científica periódica da editora Elsevier que publica estudos sobre todos os aspectos dos estágios iniciais da composição, estrutura e evolução da terra e de planetas vizinhos. Inclui ainda temas como a origem e evolução da vida, cosmoquímica, evolução dos oceanos e atmosfera, entre outros assuntos.


Para acessar o artigo, clique aqui