segunda-feira, agosto 8

Diretor-presidente visita a Superintendência Regional de Belo Horizonte

O Superintendente de BH, Paulo César de Souza, 
apresenta o novo diretor-presidente Eduardo Ledsham
A tendência agora é de o setor mineral brasileiro retomar o crescimento. Esta é a opinião do novo diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Jorge Ledsham, em visita à Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), no dia 5 de agosto.

Para Ledsham, a crise no setor chegou ao fundo do poço devendo voltar a crescer nos próximos anos. E nesse contexto, o momento é ideal quando se olha para o potencial do Brasil e percebe-se que há muito espaço para crescer. Para isso, a CPRM tem um papel importante, uma vez que possui um acervo em conhecimento e expetise para contribuir com a retomada de investimentos no setor.

O diretor-presidente disse que as oportunidades serão enormes e que é preciso trazer segurança para o investidor por meio de ações conjuntas entre o Ministério de Minas e Energia (MME), Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), CPRM, e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). “As discussões das diretrizes do MME para o setor estão no começo, mas já dá para saber o tamanho da responsabilidade e o esforço que será feito”, avaliou. 

No entanto, o Ledsham alertou que a CPRM irá trabalhar num cenário difícil e que uma das alternativas será buscar convênios com outras empresas e instituições para o desenvolvimento de projetos. “A ideia é fazermos mais com menos”, disse. Também destacou o papel das ações da instituição no âmbito da hidrologia e gestão territorial, em função da importância dessas iniciativas para a sociedade brasileira. Estas áreas dependem do conhecimento gerado pela CPRM para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais, além das ações de prevenção em áreas suscetíveis a desastres naturais ou provocados pela ocupação desordenada em áreas urbanas.

Ledsham destaca a importância da CPRM no 
cenário futuro de crescimento do Brasil
A Sureg-BH foi a primeira unidade da CPRM a ser visitada. Eduardo Ledsham disse que pretende visitar todas as unidades para conhecer e ouvir os empregados. “Estou aberto ao diálogo com todos os empregados, para que possamos fazer da CPRM uma empresa de sucesso”, afirmou Ledsham, ressaltando que fará todos os esforços para atender as demandas dos empregados, dentro daquilo que for possível. “O objetivo é termos uma empresa ágil nas suas decisões e que cada um saiba das suas responsabilidades”, explicou.

Eduardo Ledsham fez um rápido histórico da sua experiência profissional. Segundo ele, esta será uma experiência única e que se sente muito honrado por ter sido convidado a presidir a CPRM. Ao final da apresentação, os empregados da Sureg-BH fizeram diversas perguntas sobre as perspectivas da nova gestão; do planejamento tanto nas áreas fins quanto das áreas administrativas da empresa, entre outras questões.