quinta-feira, agosto 11

CPAD-CPRM realiza primeira reunião no Escritório do Rio de Janeiro


No dia 3 de agosto ocorreu, no Escritório do Rio de Janeiro (ERJ) a primeira reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Composta por membros representantes de cada diretoria, a CPAD é regulamentada pelo Decreto 4.073, sendo a implantação obrigatória para todas as instituições públicas.

A CPAD tem a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor. Durante a reunião, os membros assistiram uma apresentação sobre a gestão documental e sua adequação a legislação vigente. 


Segundo a coordenadora do CPAD-CPRM, Roberta Silva de Paula, foi firmada uma parceria com o Arquivo Nacional, órgão responsável pela gestão documental no país, para a capacitação e acompanhamento da gestão documental. A parceria é sem custos para instituição e está prevista uma reunião com especialistas do Arquivo Nacional no dia 31, no ERJ, que virão para conhecer os arquivos da CPRM.

"Esse trabalho é desafiador principalmente pela peculiaridade dos documentos digitais.  O Governo Federal estima que até o ano 2018 todos os documentos e processos tramitem digitalmente”, disse Roberta de Paula.