segunda-feira, agosto 1

CPRM disponibiliza imagens georreferenciadas de três projetos aerogeofísicos


O Serviço Geológico do Brasil, em continuação ao programa de disponibilização de dados geocientíficos, divulgou imagens de mais três aerolevantamentos geofísicos. A ação faz parte de um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade e é um dos pilares definidos pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) para fomentar o setor mineral brasileiro.

Nesta etapa, foram disponibilizados os projetos Iporã e Juruena – Teles Pires fases I e II. Os aerolevantamentos foram adquiridos entre 1971 e 1996, possuindo linhas de voo espaçadas entre si de 1.000 a 2.000 metros, a depender do projeto, e altura de voo de 150 metros.


Segundo o chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, a ideia é liberar as imagens geotiffs destes aerolevantamentos assim que eles estiverem devidamente organizados e validados. Tais imagens foram adquiridas entre as décadas de 70 e 90 e reprocessados pela geóloga Maria Laura e equipe na década de 90 e início de 2000.

Os diversos produtos derivados dos processamentos de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formato GEOTIFF, com resolução de 300 dpi. Os dados brutos destes e de outros aerolevantamentos estão disponíveis para venda pela CPRM a entidades privadas, ou cedidos gratuitamente para instituições de ensino e órgãos públicos, devendo os pedidos serem encaminhados para digeof@cprm.gov.br.

Ainda segundo Luiz Gustavo, a partir de novembro de 2016, as imagens geotiffs de projetos recentemente concluídos e colocados para a venda no primeiro semestre deste ano também serão disponibilizadas.


Os dados geofísicos e geoquímicos, além dos mapas geológicos e outras informações relevantes, são disponibilizados no Sistema Geobank, acessado através do site da CPRM.

Manual