terça-feira, agosto 2

Ações e palestras marcam a Semana de prevenção de acidentes Sipat 2016

O superintendente da Sureg-BH, Paulo César de Souza, agradeceu o bom
 trabalho executado pela gestão da Cipa-2015/16


Com o anúncio da nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) - gestão 2016/2017, da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), ocorreu, no período de 25 a 31 de julho, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) voltada para debater temas sobre prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, por meio de palestras e atividades.


Na abertura da Sipat, no dia 25/07, o superintendente da Sureg-BH, Paulo César de Souza, agradeceu aos membros da Cipa gestão 2015 e 2016, pelo excelente trabalho realizado em prol da conscientização da importância da prevenção e da busca de melhores condições de trabalho para todos os empregados da Superintendência.

Após, o presidente da Cipa, Higo Nunes, apresentou os novos membros eleitos e fez um balanço das atividades desenvolvidas pela comissão nos últimos dois anos, com destaque para as metas alcançadas. Também abordou os desafios futuros da Cipa.

Em seguida, o chefe da Brigada de Incêndio da Sureg, Macdowell Costa, fez uma palestra sobre como agir em caso de emergência. Macdowell abordou questões envolvendo a importância de todos os trabalhadores estarem conscientes do que é preciso fazer no caso de uma necessidade de evacuação do prédio. Também explicou como seria a atuação da equipe de brigadistas e discorreu sobre o Plano de Ação e Emergência da Brigada de Incêndio.

Na terça-feira, 26/07, o consultor Rubens Braga, da MIT Car Mitsubishi Motors, fez uma palestra sobre direção preventiva e técnicas de condução de veículos 4 X 4, muito utilizados pelo pessoal que faz pesquisa de campo na CPRM.

Higo Nunes apresenta os novos membros
da Cipa – gestão 2016/2017
Na quarta-feira, 27/07, a Brigada de Incêndio realizou, na parte da manhã, um treinamento com todos os empregados da Sureg-BH, colocando em prática o Plano de Ação e Emergência. Na ocasião, todos os procedimentos de rápida evacuação do prédio foram adotados com êxito, conseguindo que todos os andares fossem rapidamente esvaziados com a colaboração de todos.

Na quinta-feira, dia 28/07, o médico do trabalho, Juan Avelan, do Centro Médico Enfemed, apresentou a palestra “Legislação de Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho”. Avelan detalhou o papel e as atribuições do médico do trabalho na CPRM, as estatísticas e evolução dos casos das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), o tabagismo e o alcoolismo no Brasil.

 Na sexta-feira, o tema abordado foi “Treinamento físico aliado à alimentação saudável”, com o instrutor de crossfit, Hugo Oliveira, da Academia HNP32.

A última atividade foi realizada no domingo, 31/7, com treinamento funcional, atividade calistênica e caminhada no Parque Ecológico da Pampulha. A atividade foi conduzia por Hugo Oliveira, da academia HHNP32. Na ocasião foram distribuídas camisetas elaboradas pela Cipa 2015/2016.


Cipa 2016/2017


O encerramento da Sipat-2016 foi no Parque
 Ecológico da Pampulha
A nova gestão da Cipa-Sureg-BH ficou composta pelos seguintes membros: Fernanda Merljak Pinto, da Gerência de Administração (Gerafi); Natália Dias Lopes, da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite); Ronan Sousa Oliveira, da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento (Geride), e Viviane Cristina Vieira da Cunha, da  Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite).