segunda-feira, agosto 1

Parceria DHT e Derhu promove workshop para lideranças

Participaram da ação 30 líderes da CPRM


 Em parceria com Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), o Departamento de Recursos Humanos (Derhu), por meio da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Didehu), promoveu, nos dias de 19 e 20/07, no Escritório do Rio de Janeiro da CPRM, o Workshop Lideranças Executivas - Autoconhecimento e Negociação. A ação de capacitação recebeu 30 líderes das diretorias que compõem a área técnica da CPRM (DHT, DGM e DRI). O Objetivo foi, em dois dias de imersão, promover experiência sobre a importância do autoconhecimento na realização de seus trabalhos.

O treinamento foi conduzido pelas instrutoras Alessandra Rangel e Márcia Paoliello, da Fellipelli Consultoria, empresa de grande expertise no trabalho de avaliação de perfis comportamentais e que utiliza como base a ciência da Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung.  Por meio de exercícios práticos e atividades em grupo, os participantes foram incentivados a refletir sobre como suas características, potencialidades e comportamentos afetam os seus trabalhos. “O trabalho desses dois dias é o autoconhecimento, isto é, as pessoas entenderem quais são suas potencialidades e fragilidades, individualmente e dentro do grupo de trabalho”, explicou Márcia Poliello.

A parceria foi uma solicitação do diretor
da DHT, Stênio Petrovick
A parceria DHT e Derhu/Didehu se deu por solicitação do diretor Stênio Petrovick por um treinamento que pudesse melhorar as relações de trabalho das suas equipes. Segundo ele, os profissionais da área-fim apresentam altíssimo conhecimento técnico, mas não têm consciência da importância da negociação para o seu dia a dia: “Quando a gente pensa em trabalhar com conhecimento no século XXI é preciso executar de forma coletiva e para isso é fundamental cuidar dos relacionamentos interpessoais das equipes”, disse Petrovick. Para a chefe da Didehu, Silvia Azevedo, essa abertura da área técnica para o RH marca um novo tempo para a CPRM. “Antes o foco único eram as entregas técnicas, mas hoje vemos espaço para as questões humanas, que são fundamentais e vêm enriquecer ainda mais a empresa, melhorar o clima interno e consequentemente a produtividade”, avaliou Azevedo.

Participantes do treinamento
Segundo os organizadores, a iniciativa vem ao encontro de outros projetos do RH, como o “Programa +Líder” e a “Trilha do Conhecimento”, que oferecem conteúdos para o desenvolvimento de aspectos comportamentais  dos empregados, além do conhecimento técnico, uma aposta que o Derhu vem fazendo há cerca de dois anos. O objetivo desse trabalho é deixar um legado de consciência quanto ao respeito às diversidades e complementariedade dos comportamentos. O trabalho foi aprovado pelos participantes.


As palestrantes Alessandra Rangel e Márcia
 Paoliello conduziram o treinamento
A opinião de quem participou do workshop mostra o acerto desta ação: “Fiquei  fascinado com a aplicação da psicologia na melhoria das relações de trabalho e desempenho profissional. Acho que este treinamento deveria ser estendido para toda a empresa”, disse Marcelo Dantas, da Divisão de Gestão Territorial (Digate).