terça-feira, agosto 2

Brigada de Incêndio realiza simulado na Sureg-BH

Treinamento de rápida evacuação do prédio pela
Brigada de Incêndio da Sureg-BH

Aperfeiçoar os procedimentos da Brigada de Incêndio e treinar os empregados para  situações de emergência, estes foram os objetivos do simulado realizado na  Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), no dia 27 de julho. A simulação foi organizada e coordenada pela equipe da Brigada de Incêndio com a finalidade de por em prática o Plano de Ação e Emergência (PAE).


Para a simulação foram cumpridas duas etapas: a primeira na segunda-feira, 25/07, ocorreu uma reunião com todos os empregados no auditório da Superintendência. Nessa etapa, o chefe da Brigada de Incêndio da Sureg-BH, Macdowell Costa, durante palestra da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat-2016), orientou sobre todos os procedimentos que seriam adotados e alertou os trabalhadores da importância de todos saberem o que é preciso fazer no caso de uma necessidade de evacuação do prédio. Também explicou como seria a atuação da equipe de brigadistas durante a ação, que seria executada a partir de um anúncio sonoro de incêndio fictício no andar térreo.

A segunda etapa, transcorreu na quarta-feira, 27/07, às 10:15 da manhã, quando foi disparado o sinal sonoro de evacuação. Às 10:27, com o apoio de dois brigadistas por andar, todos os empregados que trabalhavam na Superintendência neste dia, se dirigiram pela escadaria à saída de emergência e se concentraram no “Ponto de Encontro”, permanecendo até o fim de toda a ação, onde receberam instruções da brigada de incêndio.
Concentração no “Ponto de Encontro”, local definido pelo
Plano de Ação e Emergência, após a evacuação

Na ocasião, todos os procedimentos de rápida evacuação do prédio foram adotados com êxito, conseguindo que todos os andares fossem rapidamente esvaziados com a colaboração de todos.

Ao final do simulado, Macdowell disse que a ação serviu não só para os ajustes no PAE, como também para que os colaboradores percebessem a importância da ação dos brigadistas em promover ações rápidas e seguras em situação emergencial.


A ação de simulação fez parte da Sipat promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) - gestão 2016/2017.