segunda-feira, agosto 29

Ciclo de palestras reúne pesquisadores da CPRM e UFMG em Belo Horizonte


Bráulio Magalhães Fonseca  apresenta o tema: Índice Geomorfológico para
Avaliação do Potencial de Uso da Terra

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio do Departamento de Gestão Territorial (Deget), vem discutindo futuras ações conjuntas com equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para atuação em áreas de planejamento do meio físico.

Entre as iniciativas visando trabalhos conjuntos, foi realizado, nos dias 22 a 24 de agosto, um ciclo de palestras entre pesquisadores da CPRM e a equipe do Laboratório de Geoprocessamento (Labgeo) da Escola de Arquitetura da UFMG.


O encontro foi organizado pela pesquisadora Sandra Silva, chefe da Divisão de Geologia Aplicada – Digeap-Deget; e pela professora Ana Clara Mourão, coordenadora do Labgeo-UFMG, e contou com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Stênio Petrovich Pereira.

Geodesign Como Processo de Apoio Para Tomada de Opinião
foi palestra da professora Ana Clara Mourão
As apresentações foram balizadas nos projetos desenvolvidos pela DHT. Sob responsabilidade da equipe do Deget, foram apresentados para equipe da UFMG o Projeto Geodiversidades, pelo pesquisador da Sureg de São Paulo, Antonio Teodorovicz, além dos projetos vinculados à Digeap -  setorização de risco, suscetibilidade e cartas geotécnicas. Sob a reponsabilidade do Dehid, foram apresentados  temas sobre rede de monitoramento de secas e cheias; a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (Rimas), o Mapeamento de áreas inundáveis, entre outros.


A programação do ciclo de palestras foi a seguinte:

22/08 – 10 às 16h – “Projeto Geodiversidades” – pesquisador Antonio Teodorovicz – CPRM.
23/08 – 10h – “Índice Geomorfológico Para a Avaliação do Potencial de Uso da Terra” - professor Bráulio Magalhães Fonseca  - UFMG.
23/08 – 13 às 14h - Palestra com transmissão do ERJ – “Aplicações de Altimetria Espacial em Hidrologia e preparação para a missão espacial SWOT” – Jean François Cretaux – Agência Espacial Francesa (CNES) e do Laboratório de Estudos em Geofísica e Oceanografia Espacial (Legos).
A geóloga Viviane Cunha palestrou sobre a Rede Integrada de
Monitoramento de Águas Subterrâneas (Rimas)
23/08 – 14 às 16:30 h – “Os Sistemas Urbanos do Quadrilátero Ferrífero: Dinâmicas, Problemas e Desejos” – professor Alfio Conti – UFMG; e “Geodesign Como Processo de Apoio Para Tomada de Opinião” – professora Ana Clara Mourão Moura – UFMG.
24/08 – 09 às 12h – Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (Rimas) – pesquisadora Viviane Cunha  – CPRM;  Rede de monitoramento de cheias e estiagem – pesquisadora Alice Catilho – CPRM; e Mapeamento de áreas inundáveis – pesquisador Eber Andrade – CPRM.

24/08 – 13:30 às 16:30h – Mapeamento de áreas suscetíveis a movimentos gravitacionais de massa e inundações – pesquisadora Michele Santana – CPRM; Cartas de Aptidão a Ocupação Urbana frente a desastres naturais – pesquisador Rafael Araújo – CPRM; e Setorização de risco geológico – pesquisadora Natália Lopes – CPRM.