segunda-feira, julho 25

Sureg-PA promove curso de atualização em Geociências para professores da rede pública

Professores acompanham uma das aulas
Nos dias 21 e 22 de julho, o Museu de Geologia da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) realizou o “Curso de Atualização em Geociências” em parceria com a Escola de Ensino Médio Setembrina (EEMS) e Prefeitura de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Destinado a 40 professores das áreas de Ciências e Geografia da rede pública estadual e municipal de Viamão, o curso e o material didático foram elaborados pela pesquisadora em Geociências da Sureg-PA, geóloga Andrea Sander.

Durante as aulas foram abordados os seguintes temas: História geológica da terra; Dinâmica interna e externa da terra; Minerais e rochas; e Ciclos climáticos e mudanças climáticas.  Além da apostila em DVD, cada professor recebeu uma coleção didática de rochas e minerais, folders explicativos e a cartilha “Comunidade mais Segura”.


O professor Thiago Luiz Cristal, da EEMS, ao avaliar o curso, defendeu que se dê continuidade a temas tão importantes sobre o conhecimento das Geociências. “Meus parabéns ao trabalho de vocês, só pedimos que seja realizado com maior amplitude abrangendo também os estudantes”, disse Cristal. 

Já a professora Daiane Oliveira, de Nova Santa Rita-RS, disse que a capacitação trouxe um contexto histórico sobre a formação de solos, seres vivos e a Terra. Segundo ela, foram muitas as informações, mas com o material de apoio entregue foi possível reviver as informações e deixá-las presentes e claras na memória. “Parabéns a todos que fazem parte dessa atividade, dessa construção, pois são essas atitudes que nos fazem parar, refletir e, ao menos, tentar mudarmos de atitudes em nosso dia a dia” disse.