terça-feira, julho 26

Relator do Código de Mineração visita a unidade da CPRM em Caeté

 
O superintendente da CPRM, Paulo César de Souza, o deputado 
Laudívio Carvalho e o prefeito Zezé, visitam as instalações do 
futuro Laboratório da Rede Lamin

A unidade de Caeté-MG, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), recebeu, no dia 22 de julho, a visita do relator do Código de Mineração, o deputado federal, Laudívio Carvalho. Acompanhado do superintendente regional de Belo Horizonte da CPRM (Sureg-BH), Paulo César de Souza, o deputado conheceu a estrutura da Litoteca de Caeté e as instalações do futuro laboratório da Rede Lamin da CPRM em Minas Gerais.

A visita foi aberta com uma apresentação, pelo pesquisador em Geociências, geólogo Jonathan Rojas, dos diversos trabalhos realizados na Litoteca de Caeté, abordando a sistemática na organização de alíquotas de geoquímica, amostras de testemunhos de sondagem, rochas, concentrado de bateia, solos e sedimentos. Após, ocorreram duas palestras. A primeira, apresentada pelo pesquisador em Geociências da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH, engenheiro Marlon Coutinho, que abordou a missão constitucional da CPRM, e apresentou os projetos desenvolvidos nas áreas de risco, gestão territorial, águas superficiais e subterrâneas.



O geólogo Jonathan Rojas fala sobre os trabalhos 
realizados na Litoteca Regional de Caeté
Em seguida, o supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais, geólogo Júlio Pinho, palestrou sobre os conceitos e ações da CPRM no âmbito da Gerência, no campo da geologia, dos recursos minerais, da geoquímica e da geofísica. Pinho falou dos produtos produzidos pela CPRM para a sociedade e da necessidade da inserção, no novo marco regulatório, do acesso aos dados das empresas de mineração após um período de carência, a exemplo do que ocorre em outros países com indústria mineral equivalente.

Ao final das palestras o gerente de Relações Institucionais da Sureg-BH, Rodrigo Tavares, destacou a importância das ações da CPRM para a sociedade e, entre elas, os trabalhos de análises laboratoriais. Na ocasião, Tavares solicitou o apoio do deputado para a conclusão e funcionamento do Laboratório da Caeté - integrante da Rede de Laboratórios de Análises Minerais - Rede LAMIN da CPRM - para que este venha a se tornar um dos centros de referência no país.

Marlon Coutinho palestra sobre as ações no 
âmbito dos recursos hídricos e gestão territorial

O superintendente Paulo César de Souza ressaltou o trabalho junto ao governo de Minas Gerais, por meio da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), para a recuperação de áreas degradadas sob a responsabilidade da CPRM. Também falou da necessidade de equipar e colocar para funcionar o novo laboratório Lamin, da unidade de Caeté, essencial para fazer da cidade um polo de desenvolvimento com a geração de emprego e renda para o munícipio. Com a futura capacidade instalada de análises geoquímicas, o laboratório irá agregar valor e abrigar uma mão de obra qualificada, fazendo da unidade de Caeté a melhor do Brasil nesse segmento.

Júlio Pinho explica a importância dos processos 
geológicos para o desenvolvimento do Brasil
O deputado prometeu unir esforços com a CPRM para concretizar os projetos. Também disse que vai procurar fazer junções entre o Ministério do Meio Ambiente e a Semad-MG para agilizar o processo de solução paras as áreas degradadas em litígio.
Presentes ao evento o prefeito de Caeté, José Geraldo de Oliveira Silva (Zezé), demais autoridades municipais e representantes da sociedade civil do município. Pela CPRM também esteve presente o gerente de Administração e Finanças (Gerafi), José Divino Ramos, e membros da equipe técnica e administrativa da Sureg-BH e da unidade de Caeté.