quarta-feira, julho 13

REPO promove treinamento em primeiros socorros e combate a incêndio

Colaborador Luciano Castro participa do curso de primeiros socorros 

A Residência de Porto Velho (REPO) promoveu, nos dias 13 de maio e 6 de junho, curso de primeiros socorros e combate a incêndio. O curso teve carga horária de quatro horas com aulas teóricas e práticas. Participaram funcionários de todas as diretorias, mas foram priorizados aqueles que desenvolvem atividades de campo.

O curso foi ministrado por um bombeiro militar que destacou a importância não apenas das técnicas de primeiro socorros e combate a incêndio, mas também da prevenção de acidentes. Durante as aulas, os colaboradores aprenderam a diferença entre os extintores disponíveis hoje no mercado e como utilizá-los em momentos de emergência. 

O geólogo Luciano Castro, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), explicou que o conhecimento básico de primeiros socorros como imobilização de membros fraturados, cuidados com o deslocamento de pessoas acidentadas, massagem cardíaca, picada de animais peçonhentos, dentre outros, pode salvar uma vida ou evitar dano colateral permanente.

Colaborador Wladimir Gomes participa 

do curso de combate a incêndio
O colaborador lembrou ainda que situações inusitadas são frequentes em campo e o conhecimento técnico é necessário para o desenvolvimento do trabalho geológico em regiões inóspitas.

Já o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), Cassiano Costa e Castro, disse que tais técnicas devem ser rotineiramente aprimoradas e que a CIPA vem atuando mais na REPO desde o início de 2015.


O chefe de Residência, Edgar Iza, enfatizou que ao longo do ano serão realizados mais treinamentos focados no desenvolvimento técnico e na segurança de todos os empregados.