quinta-feira, julho 14

CPRM realiza 8ª reunião técnica de avaliação de riscos e mapeamento

Representantes das instituições se reúnem
no escritório da CPRM do Rio de Janeiro

O Serviço Geológico do Brasil realizou, nos dias 6 e 7 de julho, a 8ª reunião técnica de Avaliação de Riscos e Mapeamento. Foram apresentados os resultados das avaliações de riscos e mapeamentos executados nos três municípios pilotos (Blumenau - SC, Nova Friburgo - RJ e Petrópolis - RJ) e discutidas as adversidades dos mapeamentos e possíveis soluções.

O evento ocorreu no salão nobre da CPRM – Rio de Janeiro e teve como participantes representantes da CPRM e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA); representantes do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (CEMADEN-RJ); defesa civil de Angra dos Reis; governos municipais de Blumenau, Petrópolis e Nova Friburgo; e órgãos de pesquisa como o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM – RJ) e Fundação GeoRio.


Na ocasião foi apresentada a versão atualizada do Manual de Mapeamento de Perigo e Risco a Movimentos de Massa. Além disso, DRM, Georio e CPRM apresentaram e debateram o tema “Queda de Blocos”. A queda de blocos ocorre quando blocos de rochas se desprendem e se deslocam encosta abaixo. A metodologia de mapeamento deste tema está sendo desenvolvida no Brasil. 


A reunião trouxe a interação de conhecimentos de várias esferas governamentais e foi fundamental para testar na prática a metodologia escrita no manual.