quinta-feira, julho 21

CPRM reavalia o Programa Geodiversidade

O diretor Stênio Petrovich abre o encontro falando da proposta 
de reavaliação do Programa Geodiversidade

A Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) da CPRM, por meio do Departamento de Gestão Territorial (Deget), está reavaliando os levantamentos do Programa Geodiversidade do Brasil. O objetivo é desenvolver mapas que atendam melhor os diversos segmentos que utilizam as informações como setores mineral e ambiental, gestores públicos e privados, entre outros.

Com a finalidade de colher contribuições e sugestões visando o aperfeiçoamento dos mapas elaborados pela CPRM, no dia 21 de julho foi realizada, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), uma reunião com pesquisadores da CPRM e convidados externos.


Jorge Pimentel apresenta as ações da Deget
e os conceitos de geodiversidade
Abrindo o encontro, o chefe do Deget, geólogo Jorge Pimentel, fez uma introdução sobre as ações do departamento e apresentou os conceitos de geodiversidade. Em seguida, o geólogo Antônio Teodorovicz, da Superintendência de São Paulo (Sureg-SP), falou da opinião dos usuários sobre os produtos da CPRM e a importância de traduzir, do ponto de vista prático, as informações da geodiversidade. Em sua apresentação Teodorovicz abordou também a geodiversidade do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Finalizando as palestras, o chefe da Divisão de Gestão Territorial (Digate), Edgar Shinzato, apresentou a nova proposta de execução dos levantamentos de geodiversidade.

Durante a reunião, os presentes debateram a importância do produto para a gestão pública; a qualidade dos produtos gerados pela CPRM; as demandas pelas informações; a metodologia empregada; e sugeriram mudanças visando um melhor aproveitamento das informações pelo público alvo.

Teodorovicz fala da importância de traduzir
para usuários os conceitos da geodiversidade
Estiveram presentes René Renault, da empresa JC Ambiental; e Maria Dalce Rices e Luiz Gustavo, ambos da Associação Mineira em Defesa do Meio Ambiente (AMDA). Pela CPRM participaram o diretor da DHT-CPRM, Stênio Petrovich Pereira; o chefe do Deget, Jorge Pimentel; o geólogo Antônio Teodorovicz, da Sureg-SP; o chefe da Digate, Edgar Shinzato; a chefe da Divisão de Geologia Aplicada (Digeap), Sandra Silva; o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH, Márcio Cândido; e os pesquisadores em Geociências da Sureg-BH, Júlio Pinho, da Gerência de Geologia e Recursos Minerais, e Rafael Araújo, da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial.