quarta-feira, maio 11

Seminário debate projetos da CPRM na Província Mineral de Carajás

Felipe Mattos (Digeco) na palestra “As orogêneses paleoproterozoicas
na Província Carajás: evidências e implicações metalogenéticas”

Para debater os projetos Evolução Crustal e Metalogênese de Carajás (ARIM Carajás) e Integração Geológico-Geofísica-Metalogenética das Sequências de Greenstone-Belts do Domínio Rio Maria (Novas Fronteiras Rio Maria), a Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realizou, de 4 a 5 de maio, um seminário técnico sobre a Província Mineral de Carajás.


A programação do evento, conduzida pela gerente de Geologia e Recursos Minerais de Belém, Lúcia Travassos, e pelo assessor da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Noevaldo Teixeira, constou de 11 palestras técnicas. As apresentações permitiram uma ampla discussão dos diversos aspectos da geologia da Província Mineral de Carajás, assim como o andamento dos projetos na região. 

No primeiro dia de seminário, ocorreram seis palestras apresentadas por pesquisadores da CPRM, abordando questões vinculadas aos projetos ARIM Carajás e Novas Fronteiras Rio Maria. O objetivo foi discutir as metas atingidas em 2015, os produtos elaborados e as perspectivas para 2016.

Roberto Ventura discursa na abertura do seminário
No segundo dia, além das palestras realizadas por pesquisadores da CPRM, o evento contou também com a participação dos professores Roberto Vizeu Pinheiro e Afonso Nogueira, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA), que desenvolvem importantes pesquisas em Carajás. Neste dia também foram prestadas homenagens aos geólogos Orlando José Barros de Araújo e João Carlos Rigon, pelos relevantes trabalhos realizados em Carajás, enquanto estiveram atuando na CPRM e na empresa Vale.

O grande público presente no seminário, especialmente no dia 5 de maio, quando foi permitido acesso ao público externo, demonstrou o interesse que a Província Mineral de Carajás desperta na comunidade geocientífica e o reconhecimento da importância da atuação do Serviço Geológico do Brasil na maior província mineral do País.

Integração de pesquisadores da CPRM com participantes
da UFPA, UNIFESSPA e IBGE
O seminário contou com a participação do diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM) da CPRM, Roberto Ventura e do superintendente da Sureg-BE, Manfredo Ximenes Ponte. Participaram do evento os chefes da Divisão de Geologia Econômica, Evandro Klein, da Divisão de Geodinâmica, Carlos Ganade, dos assessores da DGM, Noevaldo Teixeira e Marco Túlio Naves. A programação foi transmitida por videoconferência para Brasília, Salvador e Rio de Janeiro, possibilitando a participação dos chefes do Departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir Silveira, do chefe do Departamento de Geologia, Reginaldo Alves dos Santos, e de pesquisadores lotados nestas unidades.

Confira a programação
Dia 4 de maio:
- O que sabemos e o que deveríamos saber sobre a geologia e metalogenia de Carajás (Noevaldo Teixeira,  ASSSDGM);
- Projeto ARIM Carajás: conceito, ações 2015 e metas 2016 (Lúcia Travassos da Rosa Costa, Geremi-BE);
- Integração geológico-geofísica em Carajás (Ulisses Pinheiro Costa, Coordenador do Projeto ARIM Carajás);
- Estudo dos controles de mineralizações de Cu-Au no Lineamento Cinzento (Junny Mastop de Oliveira);
– Estudo dos controles estratigráficos das mineralizações de Mn em Carajás (Raphael Neto Araújo);
– Projeto Novas Fronteiras Rio Maria: produtos 2015 e metas 2016 (Regina Célia dos Santos, Hugo Polo e André Saboia);

Dia 5 de maio:
- Interação entre projetos e Divisões: exemplo do projeto ARIM Carajás (Iago Costa/Disege e Rodolfo Reis/Dipeme);
Avaliação crítica dos dados isotópicos da Província Mineral de Carajás: como avançar? (Carlos Eduardo Ganade/Digeod);
As orogêneses paleoproterozoicas na Província Carajás: evidências e implicações metalogenéticas (Felipe Tavares/Digeco);
- Análise estrutural de Carajás (Roberto Vizeu Pinheiro/UFPA);
- Arcabouço estratigráfico da Serra dos Carajás (Afonso Nogueira/UFPA).