quarta-feira, maio 11

Artigo de geofísico da CPRM é publicado em revista científica internacional

Raphael Correa (centro), ao lado do diretor da DGM,
Roberto Ventura, e do geólogo Diogo de Sordi
 

O artigo “Superfície Curie da Província Borborema”, do pesquisador em Geociências Raphael Correa, foi publicado na revista científica Tectonophysics, em maio de 2016.

Raphael Correa ingressou na CPRM em 2013 e é mestre em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília. O estudo de Correa, com auxílio de colaboradores, busca caracterizar a estrutura termal da Província Borborema com base em dados aeromagnéticos.

O artigo discute a importância de conhecer a estrutura termal da crosta e apresenta as principais questões sobre a área. A Província de Borborema está localizada nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e possui uma superfície de aproximadamente 380 mil km².

O conhecimento da base magnética da crosta da Província pode auxiliar na solução de questões como a relação da estrutura termal da província com os limites dos terrenos tectonoestratigráficos; a relação entre as anomalias térmicas na base da crosta com os terremotos; e se a superfície Curie pode ser utilizada como um vetor mineralizante.
Desta forma, a superfície Curie pode servir como guia para escolher áreas potenciais de estudos geotérmicos sistemáticos que possam contribuir no entendimento geodinâmico da região.

A Tectonophysics é uma revista científica cujo foco dos trabalhos é investigar a cinemática, estrutura, composição e dinâmica da Terra sólida em todas as escalas. Foi criada em 1964, é semanal e publicada pela editora Elsevier, que possui sede na Holanda, mas tem operações no Reino Unido, Estados Unidos, México, Brasil, Espanha, Alemanha, e outros países.


Para acessar o artigo, clique aqui