segunda-feira, março 21

Governo de Belém elogia curso de Radiometria da CPRM

Participantes do Curso Investigação Radiométrica

O curso de radiometria ministrado, em janeiro deste ano, por uma equipe de geofísicos na Superintendência Regional de Belém foi elogiado, por meio de um ofício, pelo secretário do Estado de Belém, advogado Adnan Demachki.

O reconhecimento foi em nome das secretarias estaduais de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), além da Empresa de Assistência Técnica e extensão rural do Pará (Emater-Pará). 

O curso abordou problemas ambientais provocados pela radioatividade natural - como a de concentrado e rejeito de minas -, radioatividade de minas e efeito sobre os trabalhadores, uso de materiais sociais e ornamentais de acordo com a radioatividade, atos ilegais com materiais radioativos, caracterização de áreas de risco quanto à radioatividade e probabilidade de uso da radioatividade a favor da detecção dessas áreas, entre outros assuntos.
Houve ainda atividades práticas como o levantamento de medidas em campo de testes simulando zona de lavra e minério e exercícios sobre os tipos de trabalho em galeria de mina. Entre os participantes do curso, estavam o superintendente regional de Belém, geólogo Manfredo Ximenes Ponte, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, engenheiro sanitarista João Batista Marcelo de Lima, pesquisadores da CPRM que atuam na área de risco e funcionários da Sedeme, Semas e Emater-Pará.

O curso foi ministrado pelos geofísicos Lúcia Maria da Costa e Silva, Bruce Fabini Franco Chiba, Marcos Vinicius Ferreira e Jorge Armando Freitas do Amaral.