segunda-feira, março 21

Estudantes da Universidade Federal do Piauí visitam a Residência de Teresina

Estudantes conhecem procedimentos feitos pela CPRM 

Estudantes do curso de engenharia agronômica, da Universidade Federal do Piauí, acompanhados pelo professor Dr. Francisco Mousinho, visitaram na manhã do dia 7 de março, a unidade de Teresina do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A visita faz parte das atividades da disciplina de Hidrologia e teve como objetivo conhecer as instalações da CPRM e conhecer de perto a estação fluviométrica do Rio Parnaíba, em Teresina.

O grupo foi recepcionado pela assistente de produção da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Paula Lima, que apresentou a instituição e mostrou um vídeo institucional com os trabalhos desenvolvidos pela área de hidrologia. Os alunos tiveram também palestras com os pesquisadores em Geociências, Anélio Rocha, Cláudio Damasceno e Roberto Fernandes.

No decorrer da visita, o técnico em geociências, João Carlos, fez a demonstração do processo de medição convencional de descarga líquida utilizando o molinete e simulou as etapas de coleta da profundidade, número de sinais (rotação) do molinete e tempo gasto. Em seguida, calcularam a velocidade e área de cada vertical e obtiveram as vazões parciais, onde a soma resulta na vazão total que passa em uma determinada seção transversal do rio. Também houve a demonstração do processo para pequenas profundidades (menores que 1,50 metros) chamado de medição de descarga líquida à vau.

Como encerramento, o pesquisador Anélio Rocha explicou a construção e funcionamento da estação fluviométrica de Parnaíba com os detalhes que envolvem o processo, desde a escolha da seção transversal do rio, criação das referências de níveis (RN's), nivelamento até fixação dos lances de régua. Também foi feita uma visita à estação telemétrica PCD (Plataforma de Coleta de Dados) que levanta informações de chuvas e nível do rio.


"Esse tipo de visita é uma excelente oportunidade para mostrarmos à comunidade acadêmica e à sociedade um pouco das atividades desenvolvidas pela CPRM na área de hidrologia", destaca Anélio.