terça-feira, março 22

Gestão das águas é tema de seminário em Brasília

O seminário está sendo realizado
no Dia Mundial da Água 

O Seminário Crise Hídrica e a Segurança de Barragens no Brasil, promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), discute nesta terça-feira (22/03)as dificuldades e avanços na gestão de recursos hídricos. O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Stenio Petrovich, representou a CPRM no evento, realizado em Brasília.

Participam do encontro representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos (Usace), diretores da ANA e especialistas no tema. Além das mesas de discussão, foram lançados o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Recursos Hídricos; o Relatório da ONU sobre Água e Saneamento; o novo portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (Snirh); o edital do mestrado profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos; o Monitor da Seca no Nordeste, e também a apresentação de um vídeo sobre o Fórum Mundial da Água de 2018, que acontecerá no Brasil. 

Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, as discussões abordam experiências e lições aprendidas com a crise hídrica e o desastre com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Mariana, em novembro do ano passado. 

O diretor-presidente da ANA chamou a atenção para a necessidade de fortalecer a regulação, os órgãos gestores estaduais e os comitês de bacia, para que todos estejam preparados e mais aparelhados para enfrentar futuros desafios que virão considerando as incertezas geradas pelas mudanças climáticas. "Os desafios serão melhores solucionados se tivermos instituições fortes", destacou. 

Ao final do encontro, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, falará sobre o ministério e as perspectivas de recuperação da bacia do rio Doce.

Dia Mundial da Água - Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2016, o tema escolhido foi Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos.

Visite a página da ONU sobre o tema deste ano: www.unwater.org