terça-feira, março 22

CPRM ministra palestras para Cadetes do Corpo de Bombeiros de Minas e Espírito Santo

Michele Santana aborda a técnica e apresenta
 exemplos de suscetibilidade

Cadetes do curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Espírito Santo acompanharam, na segunda-feira, 21 de março, palestras proferidas por pesquisadores em Geociências da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de Belo Horizonte.

A atividade, realizada na sala Multimídia da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), foi solicitada pelo primeiro-tenente  Rafael de Figueiredo Barbosa, com o objetivo de contribuir para a formação dos cadetes do curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais. O curso conta também com a participação de cadetes do Espírito Santo. Barbosa é instrutor da disciplina de Defesa Civil e atua junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no Gabinete do Governador.

Segundo Rafael Barbosa, este é o último ano do curso e os oficiais formandos irão atuar nos municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo,   desenvolvendo ações de atendimento bombeiro militar e defesa civil.
Rafael Araújo apresenta a metodologia da CPRM
pra setorização de áreas de risco

As áreas de interesse abordadas pelos pesquisadores da Sureg-BH foram: “Mapas de Suscetibilidade”, palestra apresentada por Michele Santana; “Cartas Geotécnicas”, por Sandra Silva, e “Setorização de Áreas de Risco”, por Rafael Araújo.


De acordo com Michele Santana, a proposta foi apresentar aos cadetes os projetos da CPRM que se inserem no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do Governo Federal. Esse plano contempla quatro eixos temáticos: mapeamento, prevenção, monitoramento/alerta, e resposta. À CPRM coube atuar no primeiro eixo, com a produção do conhecimento geológico-geotécnico em municípios de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações.