quinta-feira, março 10

CPRM e ABGE realizam curso de Classificação de Sondagens no Rio de Janeiro

Capacitação voltada para geólogos, engenheiros geotécnicos,
técnicos de geologia e de geotecnia

Em parceria com a CPRM, a Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) do Rio de Janeiro realizou, nos dias 2, 3 e 4 de março, o curso de “Classificação de Sondagens”. O objetivo foi capacitar profissionais de geologia, engenharia e áreas relacionadas, sobre normas, equipamentos e procedimentos para amostragem e classificação, seja de solo ou testemunho de rocha.

Além da CPRM, a ABGE-Rio contou com o apoio do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM/RJ), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica  (ABMS) e da empresa de sondagem Soloteste, que forneceu amostras para realização da parte prática. 

Aulas foram ministradas pelo
professor Ivan Delatim
O curso foi ministrado pelo geólogo Ivan Delatim, graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e mestrando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e História de Ciência da Terra. De acordo com o professor, a participação dos alunos na exposição de dúvidas e na troca de experiências pessoais foi o diferencial da capacitação. “Através das opiniões dos alunos percebo que posso aprimorar constantemente as atividades”, disse Delatim.

A presidente da ABGE-Rio, Aline Freitas, agradeceu à CPRM e as instituições envolvidas pelo apoio logístico e divulgação do treinamento nas mídias sociais. Ressaltou também a disponibilidade e confiança depositadas pelos inscritos nesta edição do treinamento. “Nosso objetivo é a cada evento melhorar ainda mais o aprendizado dos alunos”, explicou.

Devido a grande procura, é possível que sejam abertas novas inscrições para o curso de Classificação de Sondagens no segundo semestre de 2016.