quarta-feira, março 9

Manoel Barretto ministra palestra sobre projetos da CPRM no México

Autoridades no Seminário de Geoquímica: Usos e Aplicações
de Serviços Geológicos


O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto ministrou palestra no Seminário “Geoquímica: Usos e Aplicações de Serviços Geológicos”, promovido pela Associação dos Serviços Geológicos Ibero-americanos (ASGMI), na cidade de Tuxtla Rodriguez, Chipas, no México.

Barretto apresentou os projetos realizados pela CPRM sobre geofísica e geoquímica exploratórias e mapeamento geológico. “Uma relevante oportunidade para a empresa apresentar e discutir pesquisas e levantamentos que vem sendo realizados pelos nossos profissionais”, afirmou diretor-presidente.

O evento no México tratou também de ações conjuntas de cooperação técnica entre os Serviços Geológicos membros da ASGMI. Os participantes de diversos países puderam compartilhar experiências em relação as práticas modernas de capacitação técnica, além dos benefícios sociais para o bem-estar da população.


Paralelamente ao seminário aconteceu o 1º Congresso Internacional de Geologia Médica que teve como temas: Geologia Médica, Saúde e Meio Ambiente, Toxicologia e Epidemiologia Ambiental, Impacto sobre a saúde das populações vulneráveis e Remediação ou prevenção. O diretor-presidente Barretto participou da solenidade de abertura do congresso.
Barretto apresenta projetos desenvolvidos pela CPRM

ASGMI - Organização formada pelos Serviços Geológicos dos países ibero-americanos que tem como uma das principais atividades promover reuniões de informação científica, técnica e extensão no campo da geologia, mineração, águas subterrâneas, processos ativos geológicos, meio ambiente e outros.



Desde 2006 a ASGMI com um diversificado calendário anual sobre temas de interesse dos serviços geológicos e mineiros Ibero-americanos vem realizando e viabilizando encontros, seminários e workshops. O objetivo é promover o debate entre seus membros associados e partilhar conhecimentos para a formação profissional continuada, trocar experiências e estratégias de ação, bem como discutir alternativas e elaboração de manuais técnicos para uso em projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na Ibero-america.