quarta-feira, dezembro 16

Diretor Roberto Ventura é condecorado com medalha da Marinha do Brasil

Roberto Ventura recebeu o mérito por trabalhos desenvolvidos na CPRM

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura, recebeu na segunda-feira (14/12), a Medalha Mérito Tamandaré, oferecida pela Marinha do Brasil, por trabalhos realizados pela empresa de forma interativa com as ações da Marinha. 

A cerimônia ocorreu no 7º Distrito Naval no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília, em comemoração ao do Dia do Marinheiro. Na ocasião, cinco instituições e 183 personalidades foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré.

Ventura é graduado desde 1984 em Geologia e mestre em Geologia Econômica e Prospecção Mineral, além de doutor em ciências geofísicas pela University of Chicago (EUA). Desenvolve trabalhos na área de Geociências com ênfase em geoquímica isotópica e estudos ambientais, atuando principalmente com os temas: geologia regional, estratigrafia química e isotópica, e geologia ambiental.

Dentre as atividades profissionais desenvolvidas na empresa destacam-se a participação na formulação e acompanhamento do Programa Geologia do Brasil, responsável pelos levantamentos geológicos e geofísicos da CPRM, e a criação da Rede Geochronos, que constitui uma cooperação técnica e científica voltada para estudos isotópicos e geocronológicos.

A Medalha Almirante Tamandaré é destinada a autoridades, instituições e personalidades civis e militares que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou fortalecimento dos trabalhos da Marinha do Brasil. 

A condecoração foi instituída pelo decreto Nº 42.111, de 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. O nome da Medalha é uma homenagem ao patrono da Marinha do Brasil, o Marquês de Tamandaré.