quinta-feira, dezembro 17

CPRM e ANP estudam compartilhamento das litotecas para abrigar acervo de testemunhos e rochas

Jonathan Rojas mostra alguns exemplares de rochas
 do acervo da Litoteca de Caeté


Representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) reuniram-se, no dia 16 de dezembro, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para discutir o compartilhamento das instalações da Litoteca de Caeté, em Minas Gerais, na guarda de parte do acervo da ANP.

O encontro fez parte de uma série de visitas dos membros da ANP às litotecas regionais da CPRM, para avaliar o local onde serão depositados os testemunhos de sondagens e rochas diversas que compõem parte do acervo da ANP. Após a reunião com o superintendente da Sureg-BH, Marcelo de Araújo Vieira, uma comitiva se dirigiu à Caeté para conhecer as instalações da litoteca.

Os representantes da ANP foram recebidos em Caeté pelo pesquisador em Geociências, Jonathan Rojas, que deu informações do funcionamento, do acervo e da capacidade atual de armazenamento da litoteca. Segundo técnicos da ANP, a Litoteca de Caeté poderá abrigar amostras da Bacia do São Francisco, da Bacia de Parecis e acervos em risco.

A comitiva percorre as instalações da litoteca
A visita a Caeté contou com a participação, pela CPRM, do assessor da diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Fernando Carvalho, do Chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação, Ernesto Von Sperling, do gerente de Relações Institucionais de Desenvolvimento da Sureg-BH, Frederico André Frave, do chefe da Divisão de Marketing e Divulgação, José Márcio Henrique Soares, da analista em Geociências, Lindinalva Felippe, e pelo técnico em Geociências, Roger Marinho. Pela ANP participaram Rodrigo Valente Serra, Diogo Macedo de Freitas e José Carlos Tigre.

Proposta de cooperação/integração
Segundo o analista em Geociências da Sureg-BH, Osvaldo Castanheira, a guarda desse acervo é parte da cooperação/integração realizada entre a Rede de Litotecas da CPRM e o Centro de Rochas e Fluidos da ANP. Essa parceria visa a utilização compartilhada da Rede de Litotecas, abrangendo o uso dos espaços, a gestão, manutenção e operação.


Entre as litotecas da Rede, as de Caeté, Manaus, Belém, Mossorá, Araraquara e Caçapava do Sul, seriam as escolhidas para o compartilhamento com a ANP. Para tanto, representantes da ANP estão visitando essas litotecas, acompanhados de equipes da CPRM, para fazer o levantamento das condições atuais e avaliar o quanto de espaço poderá ser destinado ao compartilhamento.