quarta-feira, dezembro 23

CPRM avança na discussão sobre cooperação com o Serviço Geológico da Alemanha


Representantes da Assessoria de Assuntos Internacionais (ASSUNI), da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), e da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) receberam o Dr. HerwigMarbler, do Serviço Geológico da Alemanha (BundesanstaltfurGeowissenschaftenandRohstoffe - BGR) para discutir cooperação técnica e a formalização do Memorando de Entendimento (MOU).

O encontro foi realizado em 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, e teve como propósito desenvolver futuras ações de interesse comum no âmbito das Geociências. Na ocasião, o representante do BGR da área de Recursos Minerais da Deutsche RohstoffeAgentur (DERA),Dr Herwig Marbler, expôs a estrutura da organização, a missão institucional, e a atuação em diferentes áreas do conhecimento, com foco na seleção de futuras linhas de pesquisas bilaterais. 

Marbler enfatizou as principais atividades da DERA no exterior e explicou que a instituição tem como prioridade o reconhecimento de áreas de riscos de suprimento mineral para a indústria alemã. Atualmente, a BGR desenvolve ampla cooperação internacional, como foco na investigação de “rowmaterials” em parceria com o Chile, Colômbia, Paraguai, Bangladesh, Indonésia, Mongólia, Paquistão, Vietnã, África do Sul, Burundi, Congo, Costa do Marfim, Gana, Namíbia, Zâmbia,Jordânia, Líbano, Síria, Arábia Saudita, Omã, Tunísia, Marrocos, Estado da Palestina e Iêmen. Na Europa, as ações abrangem todos os países membros do EuroGeoSurveys. 

Finalizando sua apresentação, Dr.Marbler abordou a relação da Alemanha com o Brasil, ressaltando que, em 2014, a importação de ferro oriundo do Brasil para a indústria alemã correspondeu a 53,7% do suprimento. A seguir, a Assessoria de Assuntos Internacionais (ASSUNI) enfatizou as diretrizes e metas da política de cooperação técnica brasileira eapresentou a estrutura da CPRM, suas principais atividades e produtos, além da atuação internacional em diferentes áreas e países. Após a abordagem sobre o setor mineral brasileiro, deu-se início a discussão com foco nas áreas priorizadas pela CPRM para cooperação com o BGR. 

Os representantes das CPRM das áreas temáticas de recursos minerais, geologia marinha, hidrologia e gestão territorial expuseram suas demandas para o BGR. Após debate, foram selecionados temas que serão submetidos ao Serviço Geológico da Alemanha para exame de possíveis ações de interesse mútuo, com destaques para recursos minerais: utilização de métodos exploratórios com uso de tecnologia avançada em pesquisa mineral, com ênfase na pesquisa de minerais estratégicos (e.g. exemplo grafite, tântalo, estanho, terras raras, entre outros), além da investigação para lateritas mineralizadas.

Também serão submetidos para análise do BGR os temas geologia marinha: aplicação de tecnologia de pesquisa de recursos minerais em águas profundas (off-shore) e intercâmbio de dados e informações sobre  o Atlântico Sul;    geologia urbana: estudos emáreas de subsidências e de erosão; e hidrologia, cujas linhas serão objeto de discussão posteriormente. Foi mencionada a demanda sobre técnicas laboratoriais, principalmente a aplicação de isótopos estáveis no estudo da gênese de fluidos mineralizantes.  

Por fim, os representantes da CPRM ressalvaram que a demanda técnica da CPRM - capacitação técnica e absorção de tecnologia, fosse levada à direção doBGR. Além disso, as instituições continuarão mantendo contatoscomo objetivo de consolidar o Memorando de Entendimento CPRM – BGR, a serassinado pelas partes em momento oportuno.

Participaram da reunião o assessor do diretor de Geologia e Recursos Minerais, geólogo Marco Túlio Naves de Carvalho; o chefe da Geologia Marinha,oceanógrafo Ivo Bruno Machado Pessanha; o geólogo do Departamento de Gestão Territorial, Thiago Dutra Santos; a chefe substitutado Departamento de Hidrologia, engenheira Andrea Germano; a chefe da Assessoria Internacional, geóloga Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, e a geóloga Fátima Maria Nascimento, também da ASSUNI.