segunda-feira, dezembro 7

CPRM apresenta em Brasília ações de igualdade de gênero e raça

Funcionários da CPRM presentes no evento


O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), integrante do Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, participou no dia de 3 de dezembro do 4º seminário promovido pelo V Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça no ambiente de trabalho. O evento foi realizado no auditório da Eletrobras Eletronorte, em Brasília-DF.

Durante a abertura do seminário, o assessor da Diretoria de Administração e Finanças, João Orban, ressaltou o envolvimento da CPRM com as questões de gênero e raça. Ele ainda abordou a importância das mulheres na luta pela redemocratização do país.

As empresas participantes tiveram a oportunidade de apresentar os instrumentos de mudanças desenvolvidos para os públicos internos e externos em prol da equidade de gênero e raça. A chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Derhu), Silvia Mendes Azevedo, expôs a Campanha Declare a Cor – dados para o crachá da empresa. A iniciativa consiste na atualização cadastral dos funcionários, colaboradores e estagiários. Esta ação teve como objetivo reunir dados a fim confeccionar crachás com um padrão nacional e incluir a autodeclaração de cor.

Silvia Azevedo apresenta a Campanha Declare a Cor
Silvia destacou que a campanha possibilitou a revisão de dados para implantação do Sistema Integrado de RH e fez com o que o comportamento interno dos trabalhadores mudasse, passando assim, a fazerem o uso frequente do crachá. Além disso, estimulou o sentimento de pertencer à organização, o “orgulho de fazer parte da CPRM”, afirmou. 

Estiveram presentes os representantes da Itaipu, Eletrobras Eletronorte, Petrobras, Embrapa, Caixa Econômica Federal, Correios, Banco do Brasil, Serpro, ONU Mulheres e a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.

Pela CPRM, também compareceram, a coordenadora do Comitê Nacional de Gênero e Raça, Sandra Schneider, a chefe do Serviço de Administração e Finanças (Serafi) da sede, Valdineia Oliveira, o assistente do Serafi, Geyson Rodrigues, a pesquisadora em geociência, Andréa Trevisol e os analistas em geociências, Gabriela Leitão e Saulo Anacleto.