segunda-feira, novembro 16

Técnicos bolivianos conhecem o sistema Rimas da CPRM

Maria Antonieta apresenta o monitoramento de águas no
Brasil nos níveis federal, estadual e municipal
Para conhecer as iniciativas e experiências no país em programas e projetos relacionados aos recursos hídricos e saneamento básico, uma missão de técnicos bolivianos esteve no Brasil no período de 9 a 13 de novembro.  A agenda da delegação boliviana constou de visita a instituições em São Paulo, Campinas e Belo Horizonte.


A visita da delegação boliviana fez parte de projeto de cooperação técnica trilateral (Brasil, Bolívia e Espanha), conduzido pelo Ministério das Cidades (MCidades), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Brasil; pelo Ministerio de Medio Ambiente y Aguas/Viceministerio de Agua Potable y Saneamiento Básico, da Bolívia, e a Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, da Espanha. 

Em Belo Horizonte, a comitiva boliviana visitou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG) e a Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no dia 10/11, onde os técnicos bolivianos puderam conhecer o monitoramento quantitativo e qualitativo das águas subterrâneas no Brasil.

A visita à Sureg-BH constou de uma introdução conceitual sobre monitoramento para nivelar os conhecimentos dos participantes, pela geóloga Maria Antonieta Alcântara Mourão do Departamento de Recursos Hídrico da CPRM, que também detalhou os papéis das esferas federal, estadual e municipal na execução de monitoramento hidrológico no Brasil. Posteriormente, Antonieta Mourão apresentou a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas, quando abordou o monitoramento quantitativo das águas. Também participou da apresentação a geóloga Maricene Menezes de Oliveira Mattos Paixão do Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais (Igam), apresentando a rede de monitoramento e os estudos sobre a qualidade das águas subterrâneas no estado de Minas Gerais.

O projeto de cooperação técnica consiste no desenvolvimento de estratégias orientadas ao fortalecimento institucional de instituições bolivianas que atuam no saneamento. As estratégias visam o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os países em temas relacionados ao setor, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e da prestação dos serviços de saneamento básico na Bolívia.

Participaram pela comitiva boliviana, a técnica responsável de Gestão de Financiamento e Programas do Ministério de Meio Ambiente e Água  responsável pela Gestão Financeira e Programas Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Carla Argentina Argandoña Rojas; o técnico en Desenvolvimento Comunitário do Serviço Nacional de Serviços de Saneamento Básico, Aldo Salazar Castro; e o chefe da Divisão de Manutenção de Rede e Instalações Locais de Água e Serviço de Esgoto, William Gary Terceros Cossio.

Pela CPRM também participaram o superintendente regional, Marcelo de Araújo Vieira; e o gerente de Recursos Hídricos e Gestão Territorial, Márcio de Oliveira Cândido.

Os técnicos bolivianos estiveram acompanhados pelo Gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Marcelo Lelis.