segunda-feira, novembro 16

Engenheira química participa de curso em Viena

Ana Cristina Peixoto durante o treinamento na IAEA
 No período de 2 a 6 de novembro, a engenheira química da Superintendência Regional de Porto Alegre, Ana Cristina Peixoto, participou  do curso “Regional Training Course on Operation Aspects of Laser Spectroscopy Units for Latin America” na sede da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) em Viena, Áustria.


O curso, realizado e financiado pela IAEA, teve como objetivo promover a capacitação profissional em metodologia de detecção de oxigênio 18 e deutério em água. Posteriormente, o conhecimento adquirido será colocado em prática com o desenvolvimento de projetos na área de isotopia na CPRM, que planeja a aquisição dos equipamentos.

Participaram do curso representantes de nove países da América Latina. Além da CPRM, o CNEN e a USP também enviaram técnicos brasileiros.  O conteúdo do curso abordou os fundamentos da espectroscopia laser; uso do software LIMS para tratamento dos dados isotópicos gerados; e manutenção e solução de problemas em análises com espectroscopia laser.


O treinamento fez parte do início de uma colaboração técnica entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com a IAEA, visando fazer da CPRM um centro de cooperação da Agência na América Latina, colocando-a em uma posição de liderança na área de isótopos em hidrologia e hidrogeologia.

Professores e alunos do curso