segunda-feira, novembro 16

Profissionais da Surge-GO participam de curso para tripulação de embarcações

Início de treinamento no lago Amaralina
Profissionais da Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participará, de 9 a 13 de novembro, do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP).


O curso, oferecido pela Capitania Fluvial de Brasília (CFB), por meio de parceria com a CPRM, capacitou técnicos e pesquisadores em Geociência da Sureg-GO, para tripular ou conduzir pequenas embarcações de até oito metros de comprimento empregadas na navegação interior a serviço público.

Ministrado por militares da Marinha do Brasil, o treinamento constou de metodologia que utiliza técnicas que incentivam a participação dos alunos nas atividades. Na programação do curso constou: exposição oral; estudo dirigido; trabalho em grupo; demonstração prática; e aplicação prática.

A carga horária foi de 40 horas, onde os participantes tiveram aulas teóricas, realizadas na Sureg-GO, e de práticas a bordo de embarcação no lago Amaralina. Segundo o técnico Arthur de Oliveira Amaral, o curso, além de apresentar a legislação pertinente à área de atuação da CPRM, veio no sentido de corrigir eventuais vícios de operação, propiciando, assim, ambiente mais seguro e conduta em conformidade com as normas nacionais e internacionais. Já o pesquisador em Geociências, Luis Tomas Mello, explicou que a semana foi muito proveitosa. “Trouxe conhecimento de navegação, legislação, segurança e operação com atividade de embarcação, além de ter sido muito útil para o profissional da CPRM que opera barcos”, ressaltou.

Participantes sendo avaliados durante aula teórica
Durante a atividade prática de navegação, o superintendente da Sureg-GO, Luiz Fernando Magalhaes, acompanhou a atividade prática de navegação no lago, acompanhado da Gerente de Geologia e Recursos Minerais, Luciana Felicio Pereira, da gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Cintia de Lima Vilas Boas, do gerente de Administração e Finanças, Marcelo Henrique da Silva Rosa, e da coordenadora executiva da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Maria Gasparina de Lima.


Ao final do curso, os instrutores da Marinha premiaram os alunos Altair Honório, pela melhor nota de avaliação; e Henrique Alcântara, pela dedicação, acompanhamento e ajuda ao grupo.