sexta-feira, novembro 13

Manoel Barretto ministra palestra no Ministério Público Federal

Marcelo Jorge Medeiros, Barretto e o procurador Antonio Mendes

Mineração e Meio Ambiente é tema de seminário no Ministério Público Federal (MPF), em Brasília, nos dias 12 e 13 de novembro. O evento reuniu procuradores de vários estados do Brasil, deputados, senadores e autoridades do Governo Federal. O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto explicou a missão da empresa em gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico para o desenvolvimento sustentável do país. O diretor Roberto Ventura, a consultora jurídica, Ana Paula Leal e o geólogo Irineu Capeletti participaram do encontro.

O tema da palestra de Barretto foi Possibilidades da CPRM no mapeamento de passivos ambientais da mineração. Após a fala dele, o diretor de Fiscalização da Atividade Minerária do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Walter Lins Ardoverde apresentou o papel do DNPM na fiscalização da atividade minerária. 

Logo depois, o representante do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Jorge Medeiros falou sobre as políticas públicas do Governo Federal para mapeamento e prevenção e recuperação de passivos ambientais. O procurador da República no Município de Sete Lagoas (MG), Antonio Arthur Barros Mendes foi o moderador da mesa.

Baretto apresentou a atuação da CPRM na revitalização de áreas degradadas pela exploração de carvão e minas subterrâneas na região de Criciúma, em Santa Catarina. “O projeto pioneiro vai resgatar 1.200 hectares de áreas degradadas. A iniciativa trata-se do cumprimento de sentença judicial que determinou à União o dever de recuperar áreas degradadas da Bacia Carbonífera do estado”, explicou mostrando fotos das áreas.


Até 2020 serão investidos cerca de R$ 350 milhões em obras de drenagem, terraplantagem, isolamento de rejeitos e reflorestamento, como plantio da Mata Atlântica.