sexta-feira, novembro 13

Lamin-Am recebe amostras de cimento para análise

Autoridades presentes na entrega das amostras

Um total de oito amostras de cimento comercializados na região metropolitana de Manaus foi entregue a Sureg-Ma para análise físico-química, nesta última quarta-feira (11). A pesquisa tem o intuito de classificar e identificar os elementos que compõem o material. 

A ação é resultado de uma audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas, na terça-feira (10), presidida pelo deputado estadual Sinésio Campos, que discutiu a qualidade dos produtos usados na construção civil no Amazonas.


O objetivo é inserir o resultado da análise em documento a ser entregue na Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, que discutirá as exigências da importação e industrialização do cimento, no próximo dia 18 de novembro.

Autoridades do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON); Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/Inmetro); Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e o próprio deputado estadual Sinésio Campos, participaram da entrega. Para Aldryn Hiran, chefe de fiscalização do PROCON-Am, o documento deve servir de referência para criar uma classificação do produto, que é inexistente. “Hoje, não temos como atestar a qualidade do produto, a fiscalização fica por conta das informações que são exigidas na embalagem.”

Deputado Estadual Sinésio Campos apresentando
as amostras de cimento lacradas
O diretor do Ipem/Inmetro no Amazonas, Márcio André Brito, elogiou a estrutura do Laboratório de Análises Minerais Lamin-Am, e vislumbrou uma parceria para novas análises. Disse ainda que sua expectativa é após o resultado, incluir o “cimento” no Programa Brasileiro de Certificação e Regulamentação do Inmetro.


Marco Oliveira, Superintendente Regional de Manaus, afirmou que desde que foi inaugurado em abril de 2013, o Lamin-Am, vem ganhando expressividade no cenário local. “Cada vez mais o Lamin, se consolida como um laboratório de investigação científica, com pesquisas aplicadas para dar um retorno imediato a sociedade amazonense”.