sexta-feira, novembro 13

Geólogo da Residência de Porto Velho defende dissertação de mestrado na UnB

Geólogo Carlos Eduardo com os membros da banca examinadora


O geólogo, Carlos Eduardo Santos de Oliveira, apresentou a dissertação de mestrado intituladaAnálise Integrada de Dados Aerogeofísicos e Geológicos para a Caracterização da Faixa Alto Guaporé Porção Sudeste de Rondônia". O pesquisador em geociências da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da Residência de Porto Velho (REPO) desenvolveu a pesquisa dentro do Projeto Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil, durante o biênio 2013-2014.

Carlos Eduardo estudou a Faixa Alto Guaporé, porção sudeste do estado de Rondônia. O geólogo foi orientado pela Profa. Dra. Adalene Moreira Silva da Universidade de Brasília (UnB) e pelo Dr. Jaime Estevão Scandolara do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A orientadora possui vasta experiência em geofísica para prospecção mineral com foco em técnicas de processamento, interpretação e integração de dados aplicados à exploração mineral. 

A defesa da dissertação ocorreu no dia 06/10, no auditório do Instituto de Geociências da UnB, e tiveram como membros da banca examinadora além da orientadora, o Dr. Gilmar José Rizzotto da CPRM e o Prof. Dr. Reinhardt Adolfo Fuck da UnB.


De acordo com o assistente de Produção da DGM-REPO, Cassiano Costa e Castro, o resultado técnico desta pesquisa desempenhou importante contribuição para o projeto institucional, além da absorção da experiência da Dra. Adalene. “Esta é uma clara indicação de que é possível capacitar o corpo técnico utilizando o projeto como base, principalmente, dentro da Amazônia Legal, área considerada como última fronteira geológica”, afirmou.