segunda-feira, novembro 30

Professor dinamarquês se reúne com diretor-presidente da CPRM

Reunião no Escritório do Rio de Janeiro


O diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, recebeu no escritório do Rio de Janeiro, a visita do professor dinamarquês especializado em Gerenciamento da Segurança, PhD. Erik Hollnagel.

A abordagem desenvolvida pelo dinamarquês envolve a análise dos fenômenos a partir de uma visão geral dos fatores que podem influenciar no gerenciamento da segurança de uma situação de risco.

A convite da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acompanhado pelo professor José Orlando Gomes da UFRJ, Hollnagel comentou sobre o rompimento da barragem em Minas Gerais.

Segundo ele, boa parte de acidentes como esse não acontecem em resposta à uma causa única. “Acidentes assim acontecem devido a uma conjugação de fatores que, de forma individualizada não seriam capazes de provocá-lo”, explica.

Durante a visita à CPRM, o diretor-presidente falou sobre a atuação do Serviço Geológico, detendo-se principalmente às atividades ligadas às questões de riscos geológicos e de eventos hidrológicos extremos, inclusive os sistemas de alerta hidrológico.

Os professores Hollnagel e Orlando se mostraram ainda bastante interessados em uma cooperação e destacaram a importância de aprofundar o conhecimento sobre o trabalho da CPRM nas questões de risco geológico e hidrológico.


De acordo com uma programação estabelecida por Hollnagel em conjunto com a UFRJ, o professor retornará ao Brasil uma vez a cada semestre. Para o brasileiro Orlando, esta é uma oportunidade para que nos próximos encontros seja organizado um seminário com Hollnagel e os técnicos da CPRM. Também participou da reunião o coordenador executivo da presidência, João Batista Dias.