sexta-feira, novembro 27

Workshop debate a geologia da Bacia do São Francisco

Marcelo Araújo, Marcelo Nassif e Custódio Netto
na abertura do workshop
Numa promoção da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG-Núcleo Minas Gerais) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), ocorreu no dia 26 de novembro, no auditório da Codemig, em Belo Horizonte, o Workshop “Geologia da Bacia do São Francisco e seu Potencial em Hidrocarbonetos”.


O objetivo foi debater aspectos importantes da formação da Bacia Geológica do São Francisco, possibilitando a troca de experiências e conhecimentos com foco específico do tema do workshop. Durante o encontro foram debatidos os conceitos; os projetos desenvolvidos na região executados pela CPRM; o estado da arte do mapeamento geológico da Bacia do São Francisco; o potencial dos hidrocarbonetos na bacia e os desafios exploratórios e operacionais.

A abertura foi conduzida pelo  presidente do Núcleo Minas Geral da SBG, Custódio Netto, que desejou que todos os participantes  um excelente workshop. Em seguida, o diretor de Mineração, Energia e Infraestrutura da Codemig, Marcelo Nassif, falou do momento oportuno da realização do  workshop, ao abordar os estudos e investimentos feitos na bacia para a viabilização da produção de gás natural na região.  O superintendente de Belo Horizonte da CPRM (Sureg-BH), Marcelo de Araújo Vieira, aproveitou a ocasião para informar sobre as ações da CPRM frente ao desastre ocorrido em Mariana com repercussão em toda a calha do Rio Doce.

Júlio Pinho, da CPRM, apresenta os projetos da CPRM
executados na Bacia do São Francisco
Segundo o geólogo da CPRM, Claiton Pinto, um dos organizadores do workshop, o evento permitiu que se tivesse uma visão integrada do que já foi estudado na bacia, o que está em curso e quais as tendências futuras de pesquisa, tanto no meio acadêmico, quanto pelas instituições públicas e empresas privadas.

O workshop fez parte do ciclo de debates promovido pela CPRM e a SBG/Núcleo Minas Gerais. O primeiro ocorreu em 20 de agosto deste ano, com o tema “Workshop Grupo Macaúbas”. O próximo, que contará também com a parceria da Codemig, ocorrerá em 31 de março de 2016, e tratará dos orógenos Araçuaí e Ribeira. “Nos temas propostos do ciclo de debates procuramos abordar o aspecto científico/acadêmico e o conhecimento voltado para o desenvolvimento econômico”, explica Claiton Pinto.

Ao final houve sorteio de brindes entre os presentes. O evento contou com participantes da UERJ, USP, UnB, UFMG, UFOP, UFVJM e UNI-BH, CEMIG, CODEMIG, CPRM, empresas de mineração e profissionais autônomos.

Confira as palestras apresentadas:

- Bacias do São Francisco: conceitos – professor Fernando Alkmim – UFOP;
- Bacia do São Franciso:  Cinco décadas de atuação da CPRM – geólogo Júlio Pinho – CPRM-Sureg-BH;
- Mapeamento Geológico da Bacia do São Francisco: Estado da Arte – professor Matheus Kuchenbecker – UFVJM;
- Bacia do São Francisco no segmento Nordeste da Faixa Brasília – professor Carlos Alvarenga – UnB;
- Estratigrafia e tectônica da Faixa Brasília Meridional e os conglomerados de bacia foreland adjacente (Grupo Bambui) – professor Alexandre Uhlein – UFMG, professor Hildor Seer – Cefet/Araxá, geólogo Gabriel Uhlein – UFMG e Carla Sofia Marques – UFMG;
- Exames de Diques Máficos de Minas Gerais – Estado da Arte – professor Alexandre Chaves – UFMG;
- Bacia do São Francisco: O potencial em hidrocarbonetos na visão da ANP - superintendente adjunta de Definição de Blocos da ANP, Marina Abelha;
- Bacia do São Francisco: Evolução tectônica e sistema petrolífero – professor Humberto S. Reis – UFVJM;
- Hidrocarbonetos: modelo não convencional e os desafios exploratórios e operacionais na Bacia do São Francisco – Renato Fonseca – Interpetro.