terça-feira, novembro 3

CPRM participa do 1° SLACTIA

Participantes da reunião inicial visando a celebração
 de acordo de cooperação técnica CPRM/ UFRRJ

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou, no dia 28/10, do 1° Simpósio Latino Americano em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária (SLACTIA), realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O 1º SLACTIA teve como objetivo a apresentação de resultados de pesquisas e estudos sobre tecnologias inovadoras a serem usadas na agropecuária, com o propósito de divulgá-las na América Latina e no mundo, contribuindo para o fomento do desenvolvimento científico e tecnológico.

Os pesquisadores em Geociências, Edgar Shinzato e Marcelo Dantas, ministraram palestras sobre os seguintes temas: Zoneamento Ecológico Econômico do Brasil e Levantamento da Geodiversidade Brasileira, respectivamente. As temáticas abordadas estão inseridas no Programa de Trabalho do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/CPRM) e os resultados apresentados refletem o acúmulo de muitos anos de pesquisas de uma numerosa e qualificada equipe de profissionais da CPRM. Ressalta-se a relevante colaboração do pesquisador Cassio Roberto da Silva, o qual participou das discussões finais.

Após as palestras dos pesquisadores da CPRM, a socióloga Aspásia Camargo fez uma apresentação sobre a atual política de tecnologia e inovação do governo federal. Ao final do evento, Aspásia Camargo manifestou o desejo de visitar a CPRM para conhecer melhor os produtos institucionais desenvolvidos nas áreas de Geologia Ambiental e Geodiversidade.

Na oportunidade, por solicitação do diretor do Instituto de Agronomia da UFRRJ, Alexis Nummer, ocorreu uma reunião com as professoras Andrea Sampaio e Regina Barros, do departamento de Geografia, onde discutiu-se a possibilidade da realização de um acordo de cooperação  técnica entre CPRM e UFRRJ. Esse acordo visa a elaboração, no próximo ano, de dois projetos de forte apelo socioambiental não somente para a universidade, como também para toda a porção ocidental da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: o mapeamento da Geodiversidade do município de Seropédica; e o levantamento da Geodiversidade do Entorno do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.


Participaram da reunião sobre o acordo de cooperação técnica: Marcelo Eduardo Dantas, coordenador Nacional de Geomorfologia (CPRM); Regina Cohen Barros, coordenadora do curso de Geografia (UFRRJ); Alexis Rosa Nummer, diretor do Instituto de Agronomia (UFRRJ); Andrea Carmo Sampaio, chefe do Departamento de Geociências (UFRRJ); Cassio Roberto da Silva, pesquisador em Geociências da CPRM; e Edgar Shinzato, coordenador executivo CPRM.