sexta-feira, outubro 23

Superintendência de Manaus realiza atividade de conscientização durante o Outubro Rosa

Doutor Júlio Lins explicou sobre os sintomas da doença
O Serviço Social da Superintendência Regional de Manaus, em conjunto com a Associação e a Gerência Administrativa da CPRM, promoveu na última terça-feira (21/10) um ciclo de palestras a respeito do Outubro Rosa, mês do combate ao câncer de mama.


O médico do trabalho, Júlio Lins, falou sobre como a doença se manifesta e explicou o passo-a-passo para a mulher realizar o autoexame das mamas. "Ao contrário do que vemos na televisão, a melhor forma de fazer o toque é na horizontal. Dessa forma, o tecido da mama se espalha deixando qualquer nódulo mais sensível e aparente ao toque", ressaltou o doutor.

Sônia Oliveira, assistente social da Sureg-Ma, mostrou a legislação que ampara mulheres que sofreram com a doença além de trabalhadores com doenças crônicas. "Muitas mulheres desconhecem que hoje a cirurgia de reconstituição da mama após o câncer é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS)."

O Superintendente Regional de Manaus, Marco Oliveira, fez a abertura do evento e enfatizou a importância de cuidar do corpo e da mente. "O que colheremos na velhice é fruto da vida que levamos quando jovens” disse.

Funcionários de Manaus durante a
atividade de conscientização