sexta-feira, outubro 23

CPRM terá atuação mais efetiva no projeto Clim-Amazon, diz diretor

Petrovich disse que a CPRM terá atuação mais
efetiva na segunda fase do projeto

Brasília (23/10) - As mudanças climáticas e suas implicações na dinâmica dos rios da bacia do rio Amazonas impactam diretamente o cotidiano da população que vive na Amazônia. Entender os mecanismos envolvidos nesses processos pode fornecer uma base valiosa de informações para implementação de políticas ambientais e sociais, que podem ajudar a mitigar esses impactos.
 Esse é um dos objetivos do projeto Clim-Amazon, uma iniciativa científica entre Brasil e França, com financiamento da União Europeia (UE), que vai além de compreender a relação entre clima, hidrologia, erosão, transporte e deposição sedimentar, que pode dar pistas importantes sobre como nosso planeta funciona.
Encontro reuniu representantes de diversas
instituições para discutir parcerias
Essa parceria busca também promover intercâmbios entre cientistas brasileiros e europeus na área de geociências e estudos ambientais, com oferta de bolsas de estudos - doutorado e pós-doutorado – em universidades europeias, para pesquisadores brasileiros que se proponham a desenvolver pesquisas com novas abordagens na região amazônica.
Nova fase do projeto – Com o intuito de discutir apoio científico e institucional para dar continuidade ao Clim-Amazon, foi realizado painel, durante  o XV Congresso Brasileiro de Geoquímica. O encontro reuniu representantes de diversas instituições brasileiras e europeias.  Os diretores da CPRM Roberto Ventura (DGM) e Stênio Petrovich Pereira (DHT) participaram das discussões sobre o futuro do programa.

O próximo encontro será no Peru e busca envolver
países da América do Sul
O diretor Stênio Petrovich Pereira disse que a CPRM terá uma atuação mais efetiva nessa segunda fase do projeto.  Para ele, a empresa possui capacidade de contribuir também com as pesquisas que estão sendo realizadas porque possui corpo técnico altamente qualificado. “Nossa participação até agora foi apenas no apoio logístico e operacional. Vamos discutir e articular como podemos colaborar e ter um protagonismo”, avalia.

Petrovich adianta que nesta semana ele e o diretor Roberto Ventura estarão no Peru participando de reunião com as instituições envolvidas a convite do Institut de Recherche Pour le Développemen (IRD), que coordena o programa. O encontro vai definir a participação de cada uma delas na segunda fase do Clim-Amazon e busca também envolver países da América do Sul.


Saiba mais em: http://br.clim-amazon.eu/