terça-feira, outubro 27

CPRM participa do 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia Ambiental

Michel Godoy explica a geologia dos Aparados da Serra

Com o tema central “Geologia de Engenharia e Ambiental em Áreas Urbanas”, de 18 a 21 de outubro ocorreu, na cidade de Bento Gonçalves-RS, o 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental (CBGE). O objetivo do congresso foi fomentar a discussão sobre demandas que os profissionais da área de Geologia de Engenharia e Ambiental enfrentam no seu dia a dia e prepará-los para novos desafios.

Durante a realização do congresso, debateram-se as investigações geólogico-geotécnicas e riscos em obras de engenharia, no qual se inserem as obras subterrâneas, as barragens e todas as demais obras de infraestrutura necessárias para atender às crescentes demandas da sociedade. Também os participantes discutiram a geologia ambiental e urbana; a cartografia geotécnica, a gestão ambiental, incluindo questões relativas às áreas contaminadas, e os riscos e desastres naturais.

Segundo os organizadores, o principal desafio para os profissionais de Geologia de Engenharia e Ambiental é a busca pela harmonização da ocupação humana com as potencialidades e restrições do meio físico, principalmente, nas grandes metrópoles.

Aparados da Serra - Cânion Itaibezinho – RS
Participação da CPRM
Como parte da programação pós-congresso do 15° CBGE, no dia 22/10, algumas excursões foram oferecidas aos participantes. Entre elas, a Excursão aos Aparados da Serra”, em Cambará do Sul/RS, onde os geólogos Michel Marques Godoy e Raquel Barros Binotto, da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), atuaram como guias.


Excursionistas em um dos locais visitados
 nos Aparados da Serra
A finalidade da excursão, organizada por Michel Godoy, foi difundir entre os participantes, do ponto de vista do patrimônio geológico, o grande potencial geoturístico da região. “O convite para coordenar a excursão certifica o reconhecimento, por parte da Associação Brasileira de Engenharia (ABGE), dos trabalhos realizados pela CPRM no âmbito da geoconservação dos Aparados da Serra nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, ressaltou Godoy.


A excursão que durou 12 horas, teve a participação de 21 integrantes, entre eles seis da CPRM.