terça-feira, outubro 27

Caeté pede ajuda à CPRM para combater a crise hídrica no município

Equipe da CPRM com representantes de Caeté
O município de Caeté – MG está passando por uma grave crise hídrica, que atinge aproximadamente 15 mil habitantes. Para minimizar a situação, a prefeitura criou um programa voltado para a perfuração de poços artesianos e semiartesianos, em áreas estratégicas com problemas de desabastecimento.


Com vistas a efetivação do programa,  uma comitiva liderada pelo prefeito de Caeté, Zezé Oliveira, esteve na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), onde se reuniu com o superintendente Marcelo de Araújo Vieira e uma equipe técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Em Caeté localiza-se uma das principais Litotecas da CPRM e uma futura unidade do Laboratório de Análises Minerais – Lamin/Caeté.

O prefeito solicitou à CPRM  apoio emergencial, para a locação de poços no município, além de participar de um grupo técnico de trabalho para identificação de fontes alternativas de água e elaborar estudos que melhorem o tempo de procura e de perfuração de poços, de forma a minimizar os custos.

Após a exposição do prefeito, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caeté (SAAE), apresentaram um resumo da situação de Caeté, dimensionando a quantidade de água necessária para abastecimento da população e expuseram as dificuldades financeiras enfrentadas pela autarquia.

A equipe da CPRM enfatizou a necessidade de um estudo mais detalhado sobre a situação hídrica do município, para definir os melhores locais para perfuração de poços, de modo a evitar possíveis erros de subdimensionamento, que possam inviabilizar os trabalhos. Também definiu medidas a ser adotadas, o mais rápido possível, para atender a população atingida pela crise. Para tanto, o geólogo Décio Beato estará com uma equipe em Caeté, realizando o reconhecimento dos locais indicados pela SAAE para perfuração de poços. A prefeitura e o SAAE irão disponibilizar técnicos para acompanhar os trabalhos.

Pela CPRM participaram da reunião o superintendente Marcelo de Araújo Vieira, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Márcio de Oliveira Cândido, e os geólogos Décio Baeto e Haroldo Viana.

 


Pelo município de Caeté, participaram o prefeito Zezé Oliveira, o Secretário Municipal de Obras, Walnei Pinheiro, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Anderson Oliveira, e os representantes do SAAE, Bernando Vorcaro e Benedito Castro.