sexta-feira, outubro 23

Resultados do Projeto Clim-Amazon são apresentados no Congresso Brasileiro de Geoquímica

Grupo de trabalho do projeto Clim-Amazon

Os resultados do Projeto Clim-Amazon foram apresentados, nessa quinta-feira (22/10), no XV Congresso Brasileiro de Geoquímica, que ocorreu no Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). O encerramento do evento, que reúne cerca de 300 pessoas, entre pesquisadores nacionais e internacionais, aconteceu ontem no final da tarde.


Cerimônia de abertura
No período da manhã, participaram da cerimônia de abertura o representante do Institut de Recherche Pour le Développement, Abdel Siffedine, o diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura, a vice-reitora da UnB, Sônia Báo, o diretor de Relações Internacionais da Capes, Adalberto Luis Val e a coordenadora do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Ana Lucia Stival.

O projeto integra uma cooperação internacional científica entre a União Europeia (UE) e o Brasil, cujo objetivo é uma melhor compreensão global dos processos de transporte e sedimentação envolvidos na dinâmica da bacia do Amazonas, que desempenha papel fundamental na regulação do clima global.

Diretor Roberto Ventura discursa sobre o
futuro do projeto Clim-Amazon
Com início em dezembro de 2011 e término previsto para novembro de 2015, o Clim-Amazon contou com financiamento de 2 milhões de euros. O grupo de trabalho possui pesquisadores do Brasil, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Ao todo, são 15 pesquisadores sênior, seis  pós-doutorandos, três doutorandos, dois técnicos de laboratório, um gerente de projeto, e 56 colaboradores científicos.


Também foram apresentados, no período da manhã, os levantamentos das publicações, reuniões, encontros, conferências, workshops e instrumentos de comunicação a fim de divulgar a cooperação. Ventura deu ênfase à manutenção da rede e a importância de se pensar o futuro desta iniciativa. Além disso, destacou o impacto do Clim-Amazon na formação dos participantes e no entendimento da região e os impactos globais causados que devem ser cada vez mais estudados e compreendidos.