quinta-feira, outubro 15

Rete promove curso sobre riscos geológicos e hidrológicos

Participantes do curso

A Residência de Teresina (RETE) realizou no período de 05 a 09 de outubro, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros de São Luís do Maranhão, o curso “Riscos Geológicos e Hidrológicos: capacitação de técnicos municipais para o gerenciamento de riscos de desastres naturais”. 


Atividades de campo
O evento foi promovido pela RETE em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Civil do Maranhão e contou com o apoio e colaboração da Superintendência Regional de Belém (Sureg-BE). A mesa de abertura do treinamento foi composta por Francisco Robério Batista Almeida, chefe da RETE; coronel Izac Muniz Matos; coronel e comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Célio Roberto Pinto de Araújo, e pelo coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão. 

51 técnicos de 19 municípios do estado do Maranhão participaram do curso, entre eles, agentes das defesas civis municipais do Estado e profissionais de instituições com atuação em projetos relacionados ao tema. A qualificação foi desenvolvida em três etapas, com carga horária de 40 horas. O primeiro módulo foi teórico, com discussões sobre conceitos básicos de gerenciamento de área de riscos e desastres naturais, inundações e enchentes e a respectiva metodologia inerente aos temas.

O segundo módulo foi destinado à atividade de campo, com visita à área de risco a deslizamento de terra e alagamentos no bairro Vila Dom Luiz. Na terceira etapa realizou-se dinâmica de grupo, na qual cada conjunto de profissionais fez uma apresentação dos indícios observados em campo, culminando com a delimitação da área de risco.

Representantes da ONG (PLAN-INTERNATIONAL Brasil Maranhão) juntamente com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) também compareceram ao treinamento.

Sidiney Barros palestra sobre gerenciamento
 de áreas de risco.
A capacitação foi ministrada pelos pesquisadores em Geociências: José Sidiney Barros da RETE e Dianne Danielle da Sureg-BE. Duas palestras ainda foram proferidas. Os pesquisadores Claudio Damasceno de Souza e Roberto José Amorim Rufino Fernandes da RETE falaram a respeito de Sistema de Alerta e Medidas de Prevenção para Inundações. Já o representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Departamento de Minimização de Desastres, Anderson Chagas da Silva, palestrou sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil-SINPDEC. 

Além da transmissão de conhecimento técnico-científico aos agentes envolvidos em situações de riscos geológicos e hidrológicos, o desenvolvimento deste trabalho coloca em prática o que preconiza a Lei Federal nº. 12.608, de 10 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, cujo artigo 4º elenca como primeira diretriz a ação articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para a redução de desastres e apoio às comunidades atingidas.

Ao final, os participantes avaliaram o curso como exitoso em todos os aspectos, tendo a RETE e a SUREG-BE assumido o papel mais importante na realização da qualificação, de forma que os participantes pudessem absorver conhecimentos científicos e geoambientais relevantes, no intuito de capacitá-los para uma atuação mais eficiente em seus municípios. Todo o apoio e supervisão do evento ficou sob a coordenação de Tania Argolo da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Sureg-BE.