quinta-feira, outubro 15

Pesquisadores em geociências ministram curso de capacitação para técnicos da Defesa Civil do Espírito Santo

Área de movimento de massa em Vila Velha

Equipe técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) composta pelos pesquisadores em geociências Andrea Fregolente Lazaretti e Luiz Fernando dos Santos da Superintendência de São Paulo (Sureg-SP), juntamente com Rafael Silva Araújo da Superintendência de Belo Horizonte (Sureg-BH), capacitaram 22 técnicos  da Defesa Civil de diversas cidades do Espírito Santo (ES). 

O curso foi realizado entre os dias 14 e 18 de setembro, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), em Vitória. Com duração de 32 horas, o treinamento abordou conceitos de risco, identificação e gerenciamento de áreas de risco, tipos de processos de movimentos de massa e inundação, além de um dia de atividade de campo em Vila Velha. 


Curso na ESESP
Representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC – ES) também palestraram sobre obras de contenção e uso correto do cartão de pagamento da Defesa civil. Por fim, as empresas MACCAFERRI e TDC apresentaram métodos de contenção utilizados por elas.