quinta-feira, outubro 15

CPRM é premiada pela promoção da igualdade de gênero e raça

Programa reconhece empresas que assumem compromissos
  com a igualdade racial e entre mulheres e homens.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é uma das 68 instituições públicas e privadas que vai receber este ano o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do governo federal, que está em sua 5º edição. A cerimônia de premiação será no dia 24 de novembro, em Brasília. 

“O Selo é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela CPRM, no âmbito do Programa, a fim de promover a igualdade de gênero e raça”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci, da Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em comunicado ao diretor-presidente, Manoel Barretto, para informar que a CPRM havia sido premiada.    

O diretor-presidente destaca a importância do reconhecimento deste trabalho que vem sendo realizado na empresa. Ele adianta que a CPRM foi convidada para aderir a 6º edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.  Manoel Barretto lembra que essa é a terceira vez consecutiva que a CPRM recebe o Selo.

As instituições que receberam o prêmio desenvolveram diversas ações de promoção da igualdade de gênero e raça no ambiente institucional. Elas aderiram à linguagem inclusiva em suas documentações e à licença-maternidade de 180 dias, e outras ampliaram a licença-paternidade. Algumas organizações fizeram a adequação de uniformes e equipamentos de segurança e incentivaram maior participação das mulheres nos cargos tradicionalmente ocupados por homens.


Para receber o Selo as organizações executaram satisfatoriamente um plano de ações no qual adotaram práticas de igualdade de gênero e raça de forma sistemática, contribuindo para o alcance de bons resultados em termos de qualidade do ambiente de trabalho e produtividade.


Com dez anos de existência, o Programa conta com a participação de empresas públicas e privadas e, nesta edição, envolveu cerca de 1 milhão de trabalhadoras e trabalhadores em suas ações. As inscrições para a 6ª edição do Programa já estão abertas. 


Acesse aqui a lista das organizações contempladas com o Selo do Programa:
http://www.spm.gov.br/assuntos/mulher-e-trabalho/programa-pro-equidade-de-genero-e-raca/programa-pro-equidade-de-genero-e-raca-5a-edicao/empresascontempladas5ed.pdf