quinta-feira, outubro 15

Brasil e Sudão discutem parceria nas áreas de geologia e recursos minerais

A delegação do Sudão foi recebida no escritório do Rio de Janeiro
pelo diretor-presidente Manoel Barretto


Rio de Janeiro (15/10) – A delegação sudanesa esteve no escritório do Rio de Janeiro, onde foram recebidos pelo diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, e pela chefe da Assessoria de Assuntos  Internacionais, Maria Glícia da Nóbrega  Coutinho. Na ocasião, Manoel Barretto apresentou as atribuições e principais ações e projetos que estão sendo executados pela empresa. 



A delegação, composta pelo embaixador do Sudão no Brasil, Ahmed Yousef Mohamed, pelo ministro das Finanças, Economia e Planejamento, Baderaldin Mahmnoud Abbas, o presidente do Banco Central, Abdelrahman H. Abdelrahman e Hazim Gadir Ahmed, diretor-geral do Banco Central, discutiu parceria com a CPRM, para que a instituição possa ajudar na avaliação do conhecimento da potencialidade mineral do país africano.

De acordo com Abdelrahman, presidente do Banco Central, o governo sudanês procura um novo modelo de desenvolvimento econômico e social e entende o papel relevante da mineração nessa mudança, já que o país possui um subsolo rico em petróleo, chumbo, ouro, prata, manganês, níquel, cobre, ferro, cobalto e calcário.

O próximo passo será elaborar proposta
de trabalho em parceria
 
Após análise e discussão foi acordado que, inicialmente, a CPRM procederá ao levantamento sobre acervo de dados e informações disponíveis sobre os aspectos da geologia básica do Sudão, de forma que permita elaborar uma proposta de trabalho conjunta, incluindo também a capacitação de técnicos sudaneses.

A Embaixada do Sudão em Brasília comprometeu-se a subsidiar a tarefa e reforçar os contatos entre a CPRM e o Geological Reserach Authority of the Sudan (GRAS), serviço geológico do Sudão. O GRAS é o órgão responsável pelo mapeamento geológico e avaliação dos recursos minerais e de óleo e gás do país.   

O diretor-presidente Manoel Barretto destacou que a CPRM está disposta a contribuir com sua expertise nas áreas de geologia e recursos minerais. Maria Glícia frisou que essa iniciativa reforça a presença brasileira na África e está de acordo com a politica externa definida pelo governo.