sexta-feira, outubro 16

Professores municipais da Bacia do Rio Gravataí recebem capacitação da CPRM

Sergio Cardoso recebe as amostras do superintendente Andriotti
A Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), do Serviço Geológico do Brasil, está promovendo, em parceria com a Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APN-VG), cursos de capacitação em geologia para professores da rede de ensino dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
O primeiro curso de formação em geologia, hidrologia superficial e riscos geológicos ocorreu na Sureg-PA, no dia 7 de outubro, onde participaram cerca de 20 integrantes do Projeto Rio Limpo. No dia 14/10 o curso foi ministrado para os professores da cidade de Cachoerinha na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os próximos treinamentos acontecerão no mês de novembro, abrangendo outros municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
Com palestras ministradas pelos pesquisadores da Sureg-PA, na programação do curso constam os seguintes temas: “Hidrologia Superficial”, apresentado pelos engenheiros Adriano Schorr e Marcia Pedrollo; “Introdução a Geologia”, palestra realizada pelas geólogas Ana Cláudia Viero, Margarete Simas e Andrea Sander; e “Riscos Geológicos”, pelas geólogas Angela Bellettini e Débora Lamberty.
Para a geóloga Margarete Simas, uma das palestrantes do curso, tudo em nosso planeta é finito e, por isso, temos que usar nossos recursos com sabedoria, pois um dia eles vão se extinguir, reconhecendo a importância de professores e alunos terem contato com a área.
A participante Nara Regina da Silva Ribeiro, que leciona Geografia na E.M.E.F Maria Fausta Teixeira, ressaltou que, como professora em Cachoeirinha e moradora de Porto Alegre, busca conscientizar os alunos que a água potável é um direito de todos, independentemente da região. “Nesse sentido, o Projeto Rio Limpo vem para esclarecer a população a preservar o Rio Gravataí”, concluiu.
Já a publicitária Vanessa Melgaré, do Projeto Rio Limpo, destacou que a ciência da Geologia apresentada de forma instigante sobre as rochas e suas aplicações, a história do solo, e o monitoramento da hidrologia abrem horizontes e a imaginação. “E sobre as áreas de riscos, nos deixam precavidos sobre onde pisar”, finalizou.
O Projeto Rio Limpo é coordenado pelo geólogo Sérgio Cardoso, que recebeu do superintendente regional da CPRM, José Leonardo Andriotti, a doação de uma coleção de rochas e minerais. “Acredito que conseguimos dar uma qualificação para a nossa equipe, que, tenho certeza, será um diferencial na formação dos professores nos cursos que nós vamos ministrar”, avaliou Sérgio.

O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e realizado pela APN-VG.