terça-feira, outubro 20

Encontro debate contribuição da geofísica na geração de dados nas áreas de risco e hidrogeologia

O geofísico Higo Nunes fala da proposta do encontro

Belo Horizonte (20/10)- Discutir a contribuição da geofísica na resolução de problemas em estudos de áreas de risco e da hidrogeologia, este foi o tema do primeiro encontro entre uma equipe de geofísicos da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) e pesquisadores da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite) da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).

No encontro, o geólogo Fernando Rodrigues de Oliveira fez uma palestra sobre os resultados obtidos no Projeto Vida, por meio da avaliação da contribuição da aplicação de métodos geofísicos elétricos e eletromagnético na delimitação de zonas de risco geológico em áreas urbanas sobre regiões cársticas de Sete Lagoas – MG. Em seguida, discutiram-se os métodos geofísicos possíveis de serem utilizados como ferramenta na elaboração de estudos voltados para áreas de risco e estudos em hidrogeologia.

Fernando Rodrigues palestra sobre os 
resultados obtidos no Projeto Vida
Após a troca de informações entre as equipes, os participantes concluíram que é preciso criar uma maior sinergia entre as diversas áreas de pesquisa da CPRM, uma vez que os conhecimentos gerados pela geologia e geofísica são de extrema utilidade nos estudos realizados em gestão de áreas de risco e hidrogeologia.

O resultado será, além do avanço do conhecimento, a promoção de melhorias nos dados de interpretação, contribuindo para melhores resultados nos estudos destas áreas. Além das equipes de pesquisadores, o encontro contou com a participação do gerente da Geremi, Márcio Antônio da Silva; e do gerente da Gehite, Márcio de Oliveira Cândido.